O Barril Pub celebra o crescente gosto do público gaúcho pela cerveja artesanal

Bar da Zona Sul busca ser referência em cerveja artesanal há oito anos


O Barril Pub celebra o crescente gosto do público gaúcho pela cerveja artesanal

Celebrando a constante evolução de seu negócio, o empreendedor Bruno Zanetti Küllinger chega ao marco de oito anos à frente do Barril Pub, espaço da zona sul de Porto Alegre especializado em cervejas artesanais. Hoje com 14 torneiras, a operação enfrentou todas as mudanças de mercado em relação à bebida - antes pouco difundida e, agora, bastante popular. 
Celebrando a constante evolução de seu negócio, o empreendedor Bruno Zanetti Küllinger chega ao marco de oito anos à frente do Barril Pub, espaço da zona sul de Porto Alegre especializado em cervejas artesanais. Hoje com 14 torneiras, a operação enfrentou todas as mudanças de mercado em relação à bebida - antes pouco difundida e, agora, bastante popular. 
Bruno conta que a ideia de empreender surgiu a partir da vivência em um intercâmbio ainda durante a faculdade. Os 12 meses que passou no Canadá inspiraram o empreendedor a querer trazer para a capital gaúcha um pedacinho de Vancouver. "Voltei para me formar, mas fiquei sempre com aquela pulguinha de que não tinham os mesmos ambientes de lá. No Canadá, tinham muitos brew pubs, lugares que produzem a própria cerveja artesanal, que era muito mais forte lá", conta Bruno. Assim, após a conclusão da faculdade, começou a busca pelo ponto ideal, encontrado no número 2997 da avenida Wenceslau Escobar.
TÂNIA MEINERZ/JC
 

LEIA TAMBÉM > Clássico de Porto Alegre, Chiwawa celebra 50 anos e projeta empório com frutos do mar e espumantes próprios

O Barril Pub abriu as portas em 2015 para ser um refúgio para os amantes de cerveja artesanal, que, naquela época, começava a ganhar força. O espaço agregou referências da experiência internacional de Bruno. "Veio o balcão em formato de "U" para acolher os clientes, que é algo muito de lá. Tem muito esse costume da pessoa passar no bar, sozinha, depois do trabalho, tomar uma cerveja e ir para casa. Aqui tem essa ideia, de conversar com o barman", explica sobre o grande balcão que toma conta do salão de entrada do Barril Pub. O espaço comporta cerca de 130 pessoas, contando com um deck e um espaço de jardim, recém-inaugurado, para atender demandas mais recentes da clientela.

Oito anos de mudanças

Apesar de itens preservados ao longo desses oito anos, Bruno destaca que o período foi de muitas mudanças. "Inicialmente, tinha dardo, beer pong, que atraía os jovens. Depois, foi se formatando o bar e, hoje, não tenho mais eles, entraram mais mesas no lugar", conta sobre as mudanças, que não pararam por aí. Como a operação começou a servir também almoço, a estrutura precisou ser readequada. "Tinham muitas mesas de barril, mas, como todo processo, vai mudando. Quando entrou o almoço, era uma mesa ruim para fazer uma refeição. Então, começaram as alterações que fazem parte de um processo de evolução", avalia Bruno, que considera o espaço precursor no serviço de servir o chope artesanal em jarras. "Quando abrimos, a cerveja artesanal estava começando, e não se via muito servida em jarras de chope, o que é tão comum lá fora", contextualiza. 

LEIA TAMBÉM > Com receita clássica do Uruguai, loja de churros celebra oito anos de operação no Bom Fim

TÂNIA MEINERZ/JC
Hoje, o Barril Pub opera de segunda-feira a sábado, das 11h à meia-noite. No horário de almoço, o cardápio executivo tem pratos como à la minuta, a partir de R$ 20,00, massas, peixe e opção vegetariana. À noite, o destaque são os hambúrgueres e pizzas. Mas a maior mudança ao longo desses oito anos, relata Bruno, é em relação à cerveja artesanal. Se, antes, o público pouco conhecia o carro-chefe do negócio, agora é destaque. "Cerveja artesanal é o nosso forte, foi onde iniciamos. Temos uma carta robusta de drinks, mas as cervejas artesanais são as nossas raízes. Sempre tentamos trabalhar com boa qualidade e com custo honesto", garante Bruno, destacando a qualidade do mercado cervejeiro gaúcho. "Iniciei o Barril com a ideia de me tornar um brew pub, mas, hoje, já não tenho mais essa ideia. Não adianta querer fazer tudo. Então, é muito melhor trabalhar com cervejas convidadas. Temos produtos muito bons, a maioria do Rio Grande do Sul; estamos em um polo bom de cerveja artesanal", percebe Bruno.

Referência na Zona Sul

No entanto, apesar das transformações, o ponto na Zona Sul segue sendo uma certeza. "Sempre escutei muito que a Zona Sul é difícil, que nada dura por aqui. Quando abri, muitas pessoas diziam que nada tinha dado certo nesse ponto. A Zona Sul tem isso das pessoas de fora não virem muito para cá, tem essas barreiras, mas já evoluiu bastante", percebe o empreendedor, que tem como principal meta contribuir ainda mais para o desenvolvimento da região. "Queremos nos tornar, cada vez mais, a maior referência na Zona Sul. Acredito que, hoje, quando se fala em bar de cerveja artesanal, somos uma grande referência. Queremos sempre chegar na excelência", projeta.