A Destilaria Despacio é um braço do Le Mule, negócio que vende drinks em lata

Conheça a microfábrica urbana que produz 10 mil litros de destilado por mês na Cidade Baixa


A Destilaria Despacio é um braço do Le Mule, negócio que vende drinks em lata

Comandado pelo carioca Ricardo Petrus, empreendedor por trás da da Le Mule Drinks e do já extinto restaurante Kamão, a Destilaria Despacio começou em 2020, com uma operação pequena localizada no segundo andar do antigo restaurante do empresário, na rua João Alfredo, nº 457. Hoje, a Despacio atende todo o Brasil e possui uma loja online.A história de Ricardo com a produção de bebidas começou quando ele ainda comandava o restaurante Kamão. Com dificuldade de achar insumos para produzir drinks clássicos como o Moscow Mule, o empreendedor passou a produzir tudo dentro do próprio restaurante, em barris, para facilitar o processo. Até que um dia, em um evento fora do restaurante, outros empreendedores gostaram da ideia e demonstraram interesse em comprar os barris. Assim, começou a Le Mule Drinks.  
Comandado pelo carioca Ricardo Petrus, empreendedor por trás da da Le Mule Drinks e do já extinto restaurante Kamão, a Destilaria Despacio começou em 2020, com uma operação pequena localizada no segundo andar do antigo restaurante do empresário, na rua João Alfredo, nº 457. Hoje, a Despacio atende todo o Brasil e possui uma loja online.

A história de Ricardo com a produção de bebidas começou quando ele ainda comandava o restaurante Kamão. Com dificuldade de achar insumos para produzir drinks clássicos como o Moscow Mule, o empreendedor passou a produzir tudo dentro do próprio restaurante, em barris, para facilitar o processo.

Até que um dia, em um evento fora do restaurante, outros empreendedores gostaram da ideia e demonstraram interesse em comprar os barris. Assim, começou a Le Mule Drinks.  
EVANDRO OLIVEIRA/JC
Inicialmente, o empreendimento produzia exclusivamente para outros bares e restaurantes. Com o sucesso desse formato, o empreendedor resolveu expandir e passou a envasar os drinks em garrafas e latinhas, oferecendo os coquetéis de forma acessível para seus clientes.

Com a chegada da pandemia e as restrições sanitárias, a produção de bebidas para outros bares diminuiu, obrigando a Le Mule a mudar seu modelo de negócio. Então, foi necessário aprofundar o processo. Se antes a empresa comprava bebidas de destilarias parceiras para utilizar em seus drinks, a partir de 2020, o negócio passou a produzir seus próprios destilados.

"À medida que a destilação foi sendo aprimorada, começamos a vender os melhores destilados em garrafa. O primeiro lançamento foi o rum e depois o gin. Daí criamos a Despacio, que é a parte de destilados da Le Mule", explica Ricardo.

LEIA TAMBÉM >  Com inspirações na cozinha italiana, Libertino inaugura novo bar no Bom Fim

Quando Ricardo iniciou o processo de regulamentação, os fiscais do Ministério da Agricultura descreveram o empreendimento como a "menor fábrica que eles já haviam regulamentado". Por isso, até hoje, Ricardo descreve o local como uma microfábrica urbana.

Um dos principais objetivos da Destilaria Despacio é a democratização da alta coquetelaria, princípio que já estava presente no Kamão e segue presente na Le Mule. Para isso, a Despacio faz de tudo para baratear a produção sem sacrificar a qualidade de seus produtos, garante Ricardo.

"Nosso intuito é democratizar a coquetelaria. Pela qualidade e o preço que entregamos para os nossos parceiros, não existe nada igual no mercado. É tudo fabricado aqui dentro", conta o empreendedor.

A destilaria opera no mesmo lugar onde o antigo restaurante Kamão ficava localizado e, para isso, foi necessário adaptar a operação. Entre a compra de destiladores, tanques de fermentação e a legalização da fábrica, Ricardo investiu aproximadamente R$ 200 mil.
EVANDRO OLIVEIRA/JC


Atualmente, o empreendimento atende bares e restaurantes do Brasil inteiro, com foco na região Sul, e tem uma produção de, em média, 10 mil litros mensais. Mas, apesar disso, o sonho de Ricardo é disponibilizar a venda de seus produtos no varejo.

"Hoje, a nossa vontade é essa: conseguir entrar numa rede maior de supermercados. Ainda com esse intuito de propagar uma coquetelaria de qualidade para todos", afirma o empreendedor.

Para encomendar drinks e destilados em microlotes acesse o site www.lemule.com.br/loja.