O bairro reúne negócios de gastronomia de diferentes perfis

LISTA: 10 restaurantes para conhecer no Moinhos de Vento


O bairro reúne negócios de gastronomia de diferentes perfis

Popularmente conhecido como um dos bairros mais nobres de Porto Alegre, o Moinhos de Vento não está restrito às ruas Padre Chagas e Dinarte Ribeiro. As vias da região são recheadas de opções gastronômicas, para diferentes perfis e gostos. Confira, a seguir, 10 restaurantes para conhecer no bairro Moinhos de Vento.
Popularmente conhecido como um dos bairros mais nobres de Porto Alegre, o Moinhos de Vento não está restrito às ruas Padre Chagas e Dinarte Ribeiro. As vias da região são recheadas de opções gastronômicas, para diferentes perfis e gostos. Confira, a seguir, 10 restaurantes para conhecer no bairro Moinhos de Vento.

LEIA TAMBÉM > Moinhos de Vento reúne negócios tradicionais e atrai novos empreendedores 

1. Comida japonesa

INSTAGRAM/YUUGASTROBAR/REPRODUÇÃO/JC
Inaugurado em 2016, o Yuu Japan Gastrobar mudou-se recentemente para o bairro Moinhos de Vento. O restaurante é especializado em culinária japonesa quente. O objetivo é inovar e trabalhar com pratos tradicionais – mas nem tão popularizados em solo gaúcho –, como o takoyaki, um bolinho japonês.
  • Yuu Japan Gastrobar: rua Hilário Ribeiro, nº 340.
  • De segunda-feira a sábado, das 11h30min às 14h30min e das 17h30min às 22h30min.

2. Hamburgueria

INSTAGRAM/LE GRAND BURGER/REPRODUÇÃO/JC
O Le Grand Burger traz inspirações da culinária francesa em hambúrgueres. O cardápio conta com opções como o lanche de Steak au Poivre, que leva o clássico molho francês. O restaurante também conta com outras 15 opções de hambúrgueres.
  • Le Grand Burger: rua Marquês do Pombal, nº 191.
  • De segunda-feira a sábado, das 11h30min às 14h30min e das 18h às 23h30min.

3. Drinks e videogames

LUIZA PRADO/JC
O bairro Moinhos de Vento tem um espaço que une gastronomia, drinks, jogos de tabuleiro, videogames e fliperamas: o Arcadea Gaming Pub O local não cobra pela entrada e nem pelas jogadas, somente sugere uma colaboração de R$ 15,00 para quem não consumir nada.
  • Arcadea Gaming Pub: rua Gen. Neto, nº 440.
  • De terça-feira a sábado, das 18h à meia-noite, e, aos domingos, das 15h às 21h.

4. Padaria clássica

ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC
A Barbarella Bakery está há 21 anos no bairro Moinhos de Vento. Os pães, produzidos em fermentação natural, são os destaques do cardápio e podem ser consumidos em sanduíches, saladas, sopas e doces. A padaria também possui uma sede em Curitiba, no Paraná.
  • Barbarella Bakery: rua Dinarte Ribeiro, nº 56.
  • De segunda-feira a sábado, das 8h às 21h, e, aos domingos, das 9h às 21h.

5. Cafeteria

LUIZA PRADO/JC
Operando há mais de 10 anos na Capital, a Baden Torrefação deu um novo passo em 2023. Desde março, a marca conta com uma operação no bairro Moinhos de Vento, com objetivo de levar a cultura do café especial para outros pontos da Capital. A unidade é uma versão pocket do negócio.
  • Baden Torrefação: rua Barão de Santo Ângelo, nº 384.
  • De segunda-feira a sábado, das 10h às 19h.

6. Churrascaria

santoantonio/divulgação/JC
Da tradicionalíssima costela à contemporânea parrilla uruguaia, opera, em Porto Alegre, o Restaurante Santo Antônio. O local é popularmente conhecido como a primeira churrascaria do Brasil. Em projeto que marca o centenário do negócio, os proprietários planejam novos produtos e mudanças que estendem-se do serviço à arquitetura.
  • Restaurante Santo Antônio: rua Dr. Timóteo, nº 465.
  • Todos os dias, das 11h às 15h30min e das 18h30min às 23h.

7. Confeitaria cor-de-rosa

CAUCAKES/DIVULGAÇÃO/JC
É numa casa toda cor-de-rosa que opera a CauCakes, confeitaria de Novo Hamburgo que, desde 2021, possui uma sede na Capital. O cardápio conta com opções de cafés e doces, como brigadeiros, cupcakes, brownies e cookies.
  • CauCakes: rua Dinarte Ribeiro, nº 95.
  • De terça à sexta-feira, do meio-dia às 19h, e, durante o fim de semana, das 13h às 19h30min.

8. Opção vegana

LUIZA PRADO/JC
A Paraíso Bowls começou como uma barraquinha de quatro metros quadrados no litoral uruguaio que vendia bowls de açaí. Ano passado, o restaurante vegano abriu as portas no bairro Moinhos de Vento, adicionando novos itens ao cardápio. O carro-chefe da casa, hoje, é a salada, mas o menu também dispõe de opções como sanduíches, sucos e powerballs.
  • Paraíso Bowls: rua Dinarte Ribeiro, nº 148.
  • De segunda à sexta-feira, das 11h às 21h, e, durante o fim de semana, das 11h ás 19h30min.

9. Sorveteria

MATHEUS HENRIQUE/GIANLUCAZAFFARI/DIVULGAÇÃO/JC
A Gelateria Gianluca Zaffari produziu, em mais de duas décadas de história, 150 sabores de sorvete. Nozes, pistache e avelã são alguns dos destaques que fazem mais sucesso. A marca possui cinco sedes em Porto Alegre e uma na região metropolitana.
  • Gelateria Gianluca Zaffari: Praça Dr. Maurício Cardoso, nº 7.
  • Todos os dias, das 11h às 22h

10. Bar

LUIZA PRADO/JC
Mojito, Moscow Mule, Aperol Spritz: os drinks ganharam a vez nos cardápios dos bares porto-alegrenses. Aproveitando essa onda, o Blink Bar, que abriu no final de 2019, serve drinks em torneiras de chope. O bar conta com 15 torneiras de cerveja artesanal e 15 torneiras com drinks da casa.
  • Blink Bar: rua Comendador Caminha, nº 312.
  • De segunda à quinta-feira, das 18h à 1h, e sextas e sábados, das 18h às 4h.