Antônio Fernandes é proprietário da Xuvisko Pizzas, que opera no bairro desde 1970 na avenida Cristóvão Colombo

Desde 1970 no Moinhos de Vento, Xuvisko é referência em rodízio de pizzas em Porto Alegre


Antônio Fernandes é proprietário da Xuvisko Pizzas, que opera no bairro desde 1970 na avenida Cristóvão Colombo

Onde a pizza encontra o rock n' roll. É assim que o empreendedor Antônio Costa Fernandes define a Xuvisko Pizzas, pizzaria que faz parte da história da região desde 1970. O tradicional ponto, localizado na avenida Cristóvão Colombo, nº 927, já passou pelas mãos de diferentes empresários gaúchos, mas, desde 1987, o responsável pelo espaço é Antônio.
Onde a pizza encontra o rock n' roll. É assim que o empreendedor Antônio Costa Fernandes define a Xuvisko Pizzas, pizzaria que faz parte da história da região desde 1970. O tradicional ponto, localizado na avenida Cristóvão Colombo, nº 927, já passou pelas mãos de diferentes empresários gaúchos, mas, desde 1987, o responsável pelo espaço é Antônio.
Durante o primeiro ano de operação, a Xuvisko operava como churrascaria, mas, percebendo a demanda da região, os donos na época decidiram mudar o rumo do negócio. "Eles resolveram fazer o sistema de pizzas igual ao espeto corrido, criaram o rodízio, que não tinha em Porto Alegre, fomos pioneiros", destaca Antônio, que passou a comandar o estabelecimento em 1987 ao lado do irmão, Clóvis Acosta Fernandes, também conhecido como o Gaúcho da Copa. Falecido em 2015, Clóvis acompanhou, desde 1990, a seleção brasileira pilchado nas cores do País e ganhou notoriedade nacional "Foi ele que comprou, trabalhamos 20 anos juntos aqui. Meu irmão nunca vinculava à imagem dele com a pizzaria, mas foi ele que fez tudo isso aqui, tem muito dele na Xuvisko", comenta o empreendedor.

LEIA TAMBÉM > Coco do Parcão completa 14 anos e aposta em nova cafeteria no Parque

Com mais de 50 anos de história no bairro, Antônio lembra o início da operação, que prosperou por anos até a chegada dos shoppings na cidade. "Houve uma época em que as pessoas abandonaram os bairros e foram para os shoppings, os comércios de bairro sofreram muito com isso. A concorrência está muito grande hoje", pondera o empreendedor, que define a Xuvisko como uma pizzaria da comunidade. Mas, apesar das dificuldades, Antônio acredita que existe uma possível retomada acontecendo na região. "Acho que as coisas podem voltar fortes por conta do 4º Distrito, a revitalização é um caminho possível, mas Porto Alegre é sazonal. A Goethe vivia lotada no meu tempo, hoje morreu, a Padre Chagas está bem diferente do que era, hoje tem muita coisa concentrada na Cidade Baixa", reflete.

Tradição que passa de geração em geração

Para o empreendedor, é a relação de proximidade com a clientela que faz com que a pizzaria esteja de pé há tantos anos. "Tudo que faço aqui, faço pensando no público fiel que temos, nessas pessoas que frequentam a casa desde o início, que conheço o pai, a mãe, os filhos. Gostamos que as pessoas se sintam parte da nossa história, dá uma satisfação a mais desenvolver algo bom para elas", diz Antônio, que nota uma renovação no público da Xuvisko. "Quando é aniversário, principalmente, vem muita gurizada, gente entre 15 e 18 anos, muitos que os pais ou avós comiam aqui e conhecem desde pequenos, dá uma felicidade de ver", afirma.

LEIA TAMBÉM > 10 restaurantes para conhecer no Moinhos de Vento

TÂNIA MEINERZ/JC
Sendo um grande entusiasta do rock n' roll e, principalmente, do rei do rock, Elvis Presley, Antônio fez questão de, ao longo dos anos, incorporar diferentes referências do universo do ritmo na Xuvisko. As paredes da casa são repletas de quadros, fotos e artigos de diferentes personalidades do rock. Hoje, a casa é um ponto de encontro para os amantes do estilo musical e conta, em noites pontuais, com música ao vivo, algumas destas por conta de covers do Elvis. "Temos muitos músicos que vêm aqui, pessoal do rock n' roll, é pensando neles que a gente vai melhorando. Os jogos americanos de mesa são todos de álbuns de rock, contando a história daquele álbum ou do artista", comenta o empreendedor, que, uma vez que outra, solta a voz no microfone do restaurante.

LEIA TAMBÉM > Negócio que une bar e brechó aposta na estética do futebol para fidelizar clientes no Moinhos de Vento

Cardápio em constante renovação

Em 1986, havia apenas 10 sabores no cardápio. Hoje, a casa tem mais de 50 opções, entre salgadas e doces, com criações próprias da Xuvisko. "Se nos anos 1980 servíssemos uma pizza de brócolis, o cliente jogava no garçom e diria que não veio aqui para comer salada. Aos poucos, fomos adicionando mais sabores e nos adequando às exigências, acompanhando o mercado", pontua Antônio. Alinhado à regra nacional, o carro-chefe da casa é a pizza de calabresa, seguida dos sabores quatro queijos e marguerita.
A Xuvisko abre ao público todos os dias, das 18h às 23h30min, e, além do rodízio, conta com sistema de pizzas à la carte, também disponível na tele-entrega.