Conhecido por ter o melhor milk shake da cidade, o negócio volta a operar apenas com delivery

Após 11 anos fechada, Lancheria Joe's reabre com novo formato em Porto Alegre


Conhecido por ter o melhor milk shake da cidade, o negócio volta a operar apenas com delivery

Após 11 anos de portas fechadas, o Joe's, que desde 1960 era ponto de encontros e bons lanches na rua Ramiro Barcelos, está de volta. A lancheria, agora, opera em formato de delivery. Conhecido por ter o melhor milk shake da cidade e pela sua marcante mostarda, que não ficava de fora dos pedidos, o negócio reabriu em outubro de 2022, com adaptações, o que Luis Filipe Veiga da Costa, nome por trás do negócio, chama de "mudanças do mercado".A história do Joe's começou com três amigos que amavam fast-food e queriam trazer o formato para a capital gaúcha. A cidade, amante das churrasqueiras e da erva-mate, ainda não era acostumada com os lanches rápidos, que, na época, já faziam sucesso nas cidades norte-americanas. A aposta dos sócios foi certeira, já que, até hoje, o nome da operação é lembrado como um ponto de encontro de gerações. Em seu auge, o negócio chegou a ter três unidades em Porto Alegre, conta Luis Filipe. O pai do atual proprietário, Luizinho Martins da Costa, era gerente do Joe's na época. Por volta de 1970, quando os sócios queriam fechar o empreendimento, Luizinho resolveu tomar a frente da operação.Além de figuras públicas e políticos famosos que, na época, frequentavam o Joe's, o proprietário conta que o negócio foi um ponto onde casais e família foram formadas. "O Joe's ficava aberto até de madrugada, então o pessoal saía da aula e ia ali comer. Era um ponto de encontro e até formação de casais", expõe Luis Filipe. Mesmo com o sucesso e o carinho da clientela ao longo dos anos, a operação fechou as portas em 2011. "A verdade é que o Joe's foi engolido pelo mercado", afirma. Segundo o proprietário, além das dificuldades financeiras e da alta no aluguel, a mudança nos hábitos de consumo foi um dos principais motivos que levou ao encerramento das atividades.
Após 11 anos de portas fechadas, o Joe's, que desde 1960 era ponto de encontros e bons lanches na rua Ramiro Barcelos, está de volta. A lancheria, agora, opera em formato de delivery. Conhecido por ter o melhor milk shake da cidade e pela sua marcante mostarda, que não ficava de fora dos pedidos, o negócio reabriu em outubro de 2022, com adaptações, o que Luis Filipe Veiga da Costa, nome por trás do negócio, chama de "mudanças do mercado".

A história do Joe's começou com três amigos que amavam fast-food e queriam trazer o formato para a capital gaúcha. A cidade, amante das churrasqueiras e da erva-mate, ainda não era acostumada com os lanches rápidos, que, na época, já faziam sucesso nas cidades norte-americanas. A aposta dos sócios foi certeira, já que, até hoje, o nome da operação é lembrado como um ponto de encontro de gerações. Em seu auge, o negócio chegou a ter três unidades em Porto Alegre, conta Luis Filipe. O pai do atual proprietário, Luizinho Martins da Costa, era gerente do Joe's na época. Por volta de 1970, quando os sócios queriam fechar o empreendimento, Luizinho resolveu tomar a frente da operação.

Além de figuras públicas e políticos famosos que, na época, frequentavam o Joe's, o proprietário conta que o negócio foi um ponto onde casais e família foram formadas. "O Joe's ficava aberto até de madrugada, então o pessoal saía da aula e ia ali comer. Era um ponto de encontro e até formação de casais", expõe Luis Filipe. Mesmo com o sucesso e o carinho da clientela ao longo dos anos, a operação fechou as portas em 2011. "A verdade é que o Joe's foi engolido pelo mercado", afirma. Segundo o proprietário, além das dificuldades financeiras e da alta no aluguel, a mudança nos hábitos de consumo foi um dos principais motivos que levou ao encerramento das atividades.
ANA TERRA FIRMINO/JC


O número de lancherias aumentou, a dinâmica da cidade e as necessidades da clientela mudaram, e, assim, o negócio não conseguiu se atualizar na velocidade necessária. "Ele era um fast-food de 1960 que foi se adaptando, mas chegou uma hora que a velocidade ficou menor do que o público demandava", pondera.

No final de 2022, o antigo clássico da Ramiro Barcelos voltou a operar, só que, agora, é entregue direto na casa dos clientes. E foi através de um apelo da própria clientela que o proprietário tomou a decisão de voltar ao trabalho, de uma maneira adaptada ao mercado atual. "Sentia um carinho afetivo muito grande pelo Joe's, então, quando procuramos reabrir o negócio no formato de delivery, o objetivo era esse, resgatar a afetividade no mercado", avalia o empreendedor.

Ao formatar a volta do negócio, a equipe chegou ao consenso que o delivery seria a melhor opção para o momento. No entanto, os planos não param por aí. "O modo de consumo atual é esse, o cliente quer receber em casa. Mas o nosso plano de negócio nos possibilita explorar a marca de diversas maneiras. Mas vamos passo a passo, o mercado e o público que demandam como isso vai acontecer", explica.

O cardápio passou por algumas adaptações, mas o proprietário afirma que os clássicos e a qualidade que consolidaram o sucesso do Joe's não poderiam ficar de fora.

LEIA TAMBÉM > Com batata belga e frango frito no balde, franquia de fast-food é novidade em Porto Alegre

O equilíbrio entre estar atento às novidades do mercado e da nova geração e não perder a essência que fez o negócio conquistar espaço é a aposta de Luis Filipe para trazer de volta o público que já era cliente do Joe's e atrair uma nova clientela. Com um investimento de cerca de R$ 300 mil para essa nova formatação, a lancheria conta com cinco pessoas na equipe de produção. Segundo o proprietário, o milk shake segue sendo um dos queridinhos da clientela, assim como o bauru de filé mignon e os cheeseburgers. O negócio funciona diariamente das 17h às 23h45min pelo iFood.

No horizonte do Joe's, a meta principal é cada vez crescer mais e se reestabelecer no mercado. Além disso, existe o plano de abrir uma sede física, dependendo da aceitação e da resposta do público. No entanto, o futuro ponto não será na Ramiro Barcelos. "Queremos uma região que nos coloque perto dos clientes. O Joe's é berço do Moinhos de Vento, talvez dentro de um shopping. Mas depende muito do custo e é preciso avaliar o mercado e os números", pontua o proprietário, que não descarta a possibilidade de franquear a marca.

A famosa mostarda do Joe's, que, hoje, também está presente no delivery, era um item que atraía a clientela ao estabelecimento, conta Luis. O produto, que é feito de forma artesanal, poderá ir à venda no comércio.

LEIA TAMBÉM > Nova Bréscia Lanches completa 36 anos em mesmo ponto no bairro São Geraldo

"É uma mostarda caseira, sem componentes químicos, passada de pai para filho desde 1960. E, futuramente, existe uma possibilidade de colocarmos à venda em casas comerciais, como em mercados", revela o empreendedor sobre planos futuros.