A temática de viagem também contempla a decoração do espaço, com um mapa-múndi criado pelas próprias sócias

Cafeteria de Porto Alegre tem cardápio inspirado em diferentes regiões do mundo


A temática de viagem também contempla a decoração do espaço, com um mapa-múndi criado pelas próprias sócias

Proporcionar um momento de liberdade e novas experiências, foi dessa vontade que surgiu o Poza Café. O negócio é tocado pelo casal Júlia Limp de Almeida, 29 anos, e Juliana Martins Suman, 35, desde 2020. O empreendimento ocupa o número 129 da rua Gonçalo de Carvalho, no bairro Floresta, considerada uma das ruas mais bonitas de Porto Alegre, pela arborização que chama atenção em contraste com o cinza dos prédios. Juliana tinha a vontade de ter um negócio próprio, enquanto Júlia se apaixonou pelos cafés especiais em 2018 - quando começou a trabalhar na área. Assim, a ideia de abrir uma cafeteria não gerou dúvidas nas empreendedoras. Em 2019, alguns meses antes da abertura do café, a dupla viajou para Minas Gerais, viagem que as inspirou sobre o conceito do negócio. “Não é só um produto, tem toda uma história por trás. Nós fomos para Minas, e lá conhecemos várias fazendas e tivemos contato com os produtores, isso fez toda a diferença para nós”, explica Júlia. A dupla ressalta a vontade de proporcionar uma boa experiência à clientela, tanto com o cardápio, inspirado em lugares do mundo, quanto com a estrutura do local, que conta com área interna e externa. De tempos em tempos, a inspiração do cardápio muda, com os sabores viajado para uma região diferente. Segundo as empreendedoras, a intenção não é fazer uma releitura de algum prato típico, mas sim, produzir pratos próprios com ingredientes regionais e diferentes.
Proporcionar um momento de liberdade e novas experiências, foi dessa vontade que surgiu o Poza Café. O negócio é tocado pelo casal Júlia Limp de Almeida, 29 anos, e Juliana Martins Suman, 35, desde 2020. O empreendimento ocupa o número 129 da rua Gonçalo de Carvalho, no bairro Floresta, considerada uma das ruas mais bonitas de Porto Alegre, pela arborização que chama atenção em contraste com o cinza dos prédios.

Juliana tinha a vontade de ter um negócio próprio, enquanto Júlia se apaixonou pelos cafés especiais em 2018 - quando começou a trabalhar na área. Assim, a ideia de abrir uma cafeteria não gerou dúvidas nas empreendedoras. Em 2019, alguns meses antes da abertura do café, a dupla viajou para Minas Gerais, viagem que as inspirou sobre o conceito do negócio. “Não é só um produto, tem toda uma história por trás. Nós fomos para Minas, e lá conhecemos várias fazendas e tivemos contato com os produtores, isso fez toda a diferença para nós”, explica Júlia.

A dupla ressalta a vontade de proporcionar uma boa experiência à clientela, tanto com o cardápio, inspirado em lugares do mundo, quanto com a estrutura do local, que conta com área interna e externa. De tempos em tempos, a inspiração do cardápio muda, com os sabores viajado para uma região diferente. Segundo as empreendedoras, a intenção não é fazer uma releitura de algum prato típico, mas sim, produzir pratos próprios com ingredientes regionais e diferentes.
ISABELLE RIEGER/JC


O nome do empreendimento vem do polonês e significa "além de", buscando remeter a uma das grandes paixões das proprietárias: viajar. O elemento também é representado na decoração do local, como o mapa-mundí em uma das paredes do Poza, arte feita pelas próprias sócias.
A dupla, que, inicialmente, investiu em torno de R$ 250 mil no negócio, teve que lidar com os desafios da pandemia em menos de dois meses depois da abertura. Após ficar algum tempo com o local completamente fechado, a dupla conta que os problemas financeiros começaram a chegar, e foi preciso decidir se fechariam ou não o espaço. Foi nesse momento que as sócias criaram cestas de café da manhã para vender por encomenda. A dupla acredita que o fato de ser um produto caseiro e feito apenas apenas por elas, de maneira artesanal, acabou conquistando a clientela, o que deu estrutura para o negócio se manter.
ISABELLE RIEGER/JC


Os café partem de R$ 7,00 no cardápio, mas além dos cafés especiais, a casa conta com bebidas geladas, salgados, doces, almoço durante a semana e brunch aos fins de semana. Além das meninas, a equipe do Poza conta com mais um cozinheiro e uma auxiliar. O café funciona de terça a domingo, das 11h30min às 19h, o almoço de terça a sexta, das 11h às 14h30min e o brunch seguindo o mesmo horário dos almoços, no sábado e domingo.