Foi durante a pandemia, em um momento onde as pessoas não podiam encontrar seus familiares, que Fernando Kieling, 32 anos, decidiu que queria apostar em uma comida com gostinho de casa. Com raízes italianas e alemãs, o Trattoria Piccolo Tedesco completou um ano de operação em 2022 no número 758 da rua Miguel Tostes, no bairro Rio Branco. “A memória mais antiga que tenho é estar na cozinha com as minhas avós, sempre gostei disso. A ideia do restaurante é ser algo mais descontraído, confortável mesmo. Os pratos são grandes, bem servidos, como a gente come em casa. Esse é o objetivo”, explica o empreendedor.
Com experiência em cozinhas internacionais, Fernando começou a trabalhar em restaurante como estagiário aos 16 anos. Para aprimorar sua performance, fez cursos na Alemanha e na Itália. Mesmo com essa bagagem, ele acredita que o mais difícil é cozinhar o clássico bem feito.
O chef começou a empreender na área dos congelados, vendendo e entregando ele mesmo. “Fiquei um ano nisso, mas acabei cansando. Aí encontrei essa casa, queria que fosse em um bairro com fácil acesso a outros lugares e gostei muito que aqui as pessoas fazem muita coisa à pé, eu brinco que parece uma cidade pequena”, diverte-se. “Os congelados estavam indo muito bem, mas queria a interação com o público”, lembra o empreendedor.
O restaurante abre para o jantar de quarta-feira a sábado, das 19h às 23h, e para o almoço aos sábados e domingos, das 11h45min às 18h30min. De acordo com Fernando, o carrochefe do local são as massas, produzidas artesanalmente por ele. “O que mais sai é a carbonara, a massa com cogumelos e o schnitzel. Temos menos pratos alemães, porque a galera conhece menos e também porque são pratos mais pesados, para o inverno”, especifica.