É em um casarão um pouco escondido da rua Miguel Tostes, n° 836, que funciona o Barzito, operação especializada em drinks. Bruno Ritzel, que comanda a operação, conta que a ideia era elaborar um negócio que os amigos gostassem. "Nós queríamos abrir em um espaço movimentado, mas, ao mesmo tempo, afastado do movimento. Um bar mais low profile, que fosse bom para estacionar. A ideia é ser um serviço de balcão, acessível, mas com qualidade. Não é o objetivo fazer drink em série, cada coisa tem seu tempo, a precisão é uma característica nossa", acredita.
Bruno conta que a pandemia foi um momento bem difícil para a operação, e não só pelas restrições impostas pela Covid-19. Com o baixo movimento na região, o bar foi roubado em 2021. "Entraram aqui, dormiram uns dias também, e roubaram as coisas. Quebraram o telhado, duas janelas, arrombaram três portas", lembra o empreendedor sobre as dificuldades do período.
Na época, para tentar continuar funcionando pelo menos para pagar o aluguel do espaço, o empreendedor surgiu com a ideia de tele-entrega de drinks engarrafados, que também não deu muito certo. "As bebidas que a galera mais pede, que são mais palatáveis, mais fáceis de beber, são as que levam limão, que não dura bem muitas horas, não dava para produzir em larga escala e deixar armazenado. Além disso, nós que fazíamos a entrega, então era bem complicado", afirma o empreendedor, que comandou outro bar no Centro Histórico, no início de 2022, que funcionou bem por alguns meses, mas que ele acabou precisando sair.
"Relacionamentos são sempre difíceis, trabalho na noite desde 2009, como DJ e em produções de festas em casas noturnas. O Barzito foi o primeiro empreendimento que abri com outras pessoas, foi uma experiência muito boa apesar dos desgastes, mas eu me sinto mais confortável tocando sozinho", pondera.
Apesar do sufoco, a retomada ao longo de 2022 foi positiva para o Barzito. "O início do ano ainda foi um pouco difícil, mas foi ficando cada vez melhor. Ainda mais com o bairro crescendo, o movimento na rua Cabral tem sido muito bom. Gosto muito da rua onde nós estamos. É bem verde, bem calma, levemente escondida, mas não muito", comenta sobre o ponto na Miguel Tostes.
O bar funciona de quarta-feira à sábado, das 19h até a última vela acabar, garante o empreendedor sobre o elemento que funciona tanto como decoração como iluminação no espaço. "O plano é colocar o Barzito no mapa, receber reconhecimento em nível nacional. Nós conseguimos sobreviver aos dois anos caóticos que foram a pandemia e nós queremos crescer, acreditamos muito no produto que entregamos. Tudo é feito na casa", garante.
A sugestão de drink do empreendedor é o Jorgito, feito com suco de limão, manjericão e fermentado de gengibre da casa. "Tem muita coisa que eu gosto de beber, nós temos uns 22 drinks na carta, mas fazemos muito mais. Gostamos muito de atender no balcão, entender o que a pessoa gosta, fazer algo mais direcionado mesmo", assegura sobre a proposta do espaço.