O Marujo Marisqueria e Bar é o novo empreendimento do grupo Yashar, que comanda o Armazém Box 18, o Chica Parrilla e Bar e O Mureta no bairro Rio Branco em Porto Alegre. Pensado para ser um boteco com temática náutica, o bar vai ter foco nos pratos com frutos-do-mar. À frente do novo empreendimento, estão os amigos Matheus Fermann, Antonio Costa Gama e Mauro Fermann, pai de um dos sócios.
A ideia do projeto surgiu quando Matheus percebeu a necessidade de um lugar para acomodar as pessoas que estavam na fila do Chica Parrilla. “Temos uma lista de espera, e acontecia que, das 30 pessoas que estavam aguardando, metade ia embora, e não temos estrutura na Chica para atender essas pessoas. Então achamos que era uma oportunidade abrir outro negócio para assistir esses clientes”, explica Matheus. No início, a ideia era fazer um antiquário, com alguns aperitivos, como tapas e chope.
O plano foi evoluindo e o sócio decidiu que a melhor opção era montar um bar. “Fui para o Rio de Janeiro e estive praticamente só em botecos, voltei de lá com uma vontade muito grande de montar algo parecido com os botecos portuários, mais ligados a culinária portuguesa, montei o projeto e convidei o Antonio”, diz Matheus, sobre como começou a planejar o estabelecimento. Os dois sócios são amigos de infância e se reencontraram depois de 30 anos. Agora, estão juntos tocando a obra do bar, localizado na rua São Manoel, nº 198, perto do Armazem Box 18.
Segundo a dupla, o Marujo Marisqueria e Bar vai ter uma estética náutica, incluindo o cardápio, que será quase todo focado em frutos do mar. “Diria que o bar é temático, ele vai ser um espaço que usa muito as cores azul e branca, rústico e simples, mas com bom gosto e aconchegante, e também vai ter uma pegada, como todos os nossos outros empreendimentos, nostálgico, aquela coisa de ter objetos com história, antigos”, expõe Matheus. Antonio acrescenta que a ideia é decorar o ambiente com boias, cordas, âncoras e talvez um barco. “Estamos criando parceria com algumas empresas, por exemplo, com a Brahma, onde tudo que estamos criando é sob medida para a gente, não vamos vestir o bar com o padrão da Brahma, e sim montar as coisas nos nossos termos para que todo o material tenha a nossa cara”, afirma Matheus, explicando que o projeto da parceria é desenvolvido por eles.
O cardápio foi desenvolvido pelos sócios com apoio de Andrea, head chef do grupo Yashar e, além dos pratos, eles também apostam no chope e na alta coquetelaria. Outro destaque, segundo a dupla, será a feijoada aos sábados, que será fixa no bar durante o ano todo. “Queremos que seja um marco no calendário gastronômico de Porto Alegre, para as pessoas, quando pensarem em feijoada no almoço, lembrarem do Marujo. Queremos ser um clássico. Vamos ter também o dia da ostra, e outra coisa é que estamos trabalhando com vinhos naturais, na torneira”, diz Matheus.
A previsão de inauguração é ainda este ano, em soft opening. O lugar vai acomodar cerca de 55 pessoas na parte interna e por volta de 25 pessoas nas mesas do lado de fora. “Nossa expectativa é se tornar referência quando se pensar em comida de boteco e frutos-do-mar em Porto Alegre. Queremos, no primeiro semestre de 2023, estar abrangendo uma boa parte da cidade, que nosso público alvo já esteja nos conhecendo”, diz Matheus. O investimento do projeto girou em torno de R$ 500 mil reais, e a previsão de retorno é em 18 meses.