De peças com pasta de queijo brie até folhas de ouro, Maurício Monteiro, 21 anos, é quem está por trás da nova unidade do Yamamoto Japanese Cuisine, marca de restaurantes de comida japonesa. O novo espaço, que fica na rua José Antonio Aranha, nº 85, no bairro Três Figueiras, inaugurou em agosto e aposta nas criações com ouro 24 quilates para conquistar a clientela.
O jovem começou a trabalhar com 16 anos como representante comercial, e se apaixonou pelo empreendedorismo. Logo veio o desejo de abrir o próprio negócio. “Queria ter uma empresa, gerar empregos, receita, faturamento", conta. Cliente da marca Yamamoto Sushi desde criança, e apaixonado pela peça de sushi gunka com queijo gorgonzola, Maurício, que, ainda com 15 anos, começou a conversar com o dono da marca para abrir uma loja em sociedade, mas teve todas as propostas negadas.
Até que, em fevereiro de 2022, o proprietário da Yamamoto, que tem uma outra loja na Capital na avenida Edgar Píres de Castro, nº 1286, ofereceu a compra dos direitos, e, assim, começaram as obras do novo espaço. Atualmente, o empreendedor comanda sozinho o restaurante no bairro Três Figueiras, e divide o nome da empresa, mas afirma que o processo de compra total da marca já está em andamento.
Com um investimento de R$ 1,4 milhão, o restaurante ainda não está totalmente finalizado. A intenção é de que, até o final de 2023, o empreendimento conte, além do salão, com um local dedicado para delivery, um espaço para happy hour e um lounge no andar de cima. “Esse restaurante foi o meu maior sonho, então é uma realização pessoal conquistar esse objetivo, mas é um ramo totalmente diferente de todos que eu já tinha visto e vivido, é um outro mercado, totalmente diferente do que imaginava, mas a experiência está sendo muito boa”, comenta.
O cardápio do estabelecimento mantém 60% das opções disponíveis na outra loja da marca, e 40% de peças exclusivas, que são criações próprias do empreendedor e do chef de cozinha. Uma das mais famosas, que deu destaque ao lugar, são os sushis com folhas de ouro, que custam R$ 42,90 a cada quatro unidades. Maurício diz que sempre viu essa combinação com carnes e cafés, e que achou que seria uma proposta diferente. As peças que podem receber esse elemento são o gunka e o nigiri, mas devido ao sucesso da ideia, a casa oferece também um drink com folhas de ouro, que se tornou a bebida alcoólica mais pedida pelos clientes.
Atualmente, trabalhando em soft opening, o restaurante funciona de segunda-feira a sábado, das 19h30min às 23h. Maurício tem grandes prospecções para a marca, e pretende abrir restaurantes em Gramado, Jurerê Internacional, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e a intenção é que, em até cinco anos, a empresa já tenha lojas em São Paulo.