Cadastre-se e veja todas as vantagens de assinar o JC!
Faça cadastro no site do JC para comentar.
Não é necessário ser assinante
Já é cadastrado?
456
860585
25 de Agosto de 2022 às 00:25
GE NOS BAIRROS
Duda Guerra
GE
Duda Guerra
O negócio funciona das 6h às 21h e fecha aos domingos
Com 17 anos de história, mercado se consolida no bairro Santana
Duda Guerra
O negócio funciona das 6h às 21h e fecha aos domingos
Marcelo Soares é o nome por trás do Mercado Soares, localizado na avenida João Pessoa, nº 1220. O empreendedor chegou em Porto Alegre há 24 anos, buscando uma melhor condição de vida e oportunidades de emprego. Começou trabalhando como funcionário em mercados no Bom Fim e pegou gosto pela função.
Quer continuar lendo este e outros conteúdos sérios e de credibilidade?
Assine o JC Digital com desconto!
Personalize sua capa com os assuntos de seu interesse
Acesso ilimitado aos conteúdos do site
Acesso ao Aplicativo e versão para folhear on-line
Conteúdos exclusivos e especializados em economia e negócios
Marcelo Soares é o nome por trás do Mercado Soares, localizado na avenida João Pessoa, nº 1220. O empreendedor chegou em Porto Alegre há 24 anos, buscando uma melhor condição de vida e oportunidades de emprego. Começou trabalhando como funcionário em mercados no Bom Fim e pegou gosto pela função.
Depois de sete anos, Marcelo sentiu vontade de abrir seu próprio negócio, e, como já tinha familiaridade com o comércio, optou por montar um mercado. "Como já trabalhava nessa profissão como funcionário, achei que tinha chegado o momento de ter um negócio meu", explica.
Inaugurado em 2005, o Soares está no mesmo ponto até hoje. O dono do empreendimento fala que, os primeiros anos, por conta da sua falta de experiência, foram muito difíceis. Sua rotina era dedicada a entender como administrar, sozinho, tudo que uma loja do tipo exige. Por conta disso, Marcelo afirma que não conseguia aproveitar finais de semanas e feriados com a família, e que, só agora, ele está tendo tempo para conciliar esses momentos de lazer com o trabalho. "Trabalhava todos os domingos, são muitas contas. Só neste ano que eu não estou mais trabalhando esses dias, depois de 16 anos. Trabalhava no Dia dos Pais, Dia das Mães, todos os dias. Agora, foi o primeiro Dia dos Pais que eu passei com meus filhos", afirma o empreendedor.
Antes de abrigar o Mercado Soares, o ponto já tinha um mercadinho, e Marcelo sabia que o dono queria vender o negócio, outro motivo que fez com que ele começasse seu empreendimento no local. Ele conta que isso facilitou no início, já que o antigo dono entregou todos os contatos dos fornecedores da loja, e que sua experiência como funcionário em mercados também auxiliou na busca pelos produtos.
Marcelo lembra que quando decidiu abrir o próprio negócio, pesquisou áreas na região e achou o bairro Santana um bom lugar para iniciar, por ser perto de vários pontos importantes, como o Jornal do Comércio, e uma agência do Banrisul, que ficava nas proximidades, além do Parque da Redenção, que, segundo ele, sempre gerou muito movimento. Com muitos anos de mercado, o empreendedor fala que conhece quase todo mundo no local, e que, como mora no bairro, fica mais fácil ter uma ligação com os moradores e empreendedores locais.
Para o dono do negócio, é gratificante ver que muitos funcionários, que entraram jovens, hoje possuem seus próprios empreendimentos. Atualmente, o Mercado Soares conta com oito colaboradores, além da esposa e do irmão de Marcelo, que ajudam em algumas funções.
O empreendedor afirma que, a partir deste ano, pretende sair mais para conhecer melhor os negócios dos colegas de bairro, que gostaria de poder visitar os vizinhos, mas que não tem a intenção de continuar no setor de venda por muito tempo, para poder aproveitar mais os momentos com a família e com os amigos.