Cadastre-se e veja todas as vantagens de assinar o JC!
Faça cadastro no site do JC para comentar.
Não é necessário ser assinante
Já é cadastrado?
456
860156
25 de Agosto de 2022 às 00:25
GE NOS BAIRROS
Duda Guerra
GE
Duda Guerra
O negócio possui 13 sabores do lanche, com as opções vegetarianas
Empreendedor aposta na tradição do xis para abrir negócio no bairro Santana
Duda Guerra
O negócio possui 13 sabores do lanche, com as opções vegetarianas
Foi pensando na simplicidade e na importância do xis para a cultura do Rio Grande do Sul, que Daniel Badin decidiu apostar no quitute na hora de empreender. Assim, abriu o Xis do Badin em 2021.
Quer continuar lendo este e outros conteúdos sérios e de credibilidade?
Assine o JC Digital com desconto!
Personalize sua capa com os assuntos de seu interesse
Acesso ilimitado aos conteúdos do site
Acesso ao Aplicativo e versão para folhear on-line
Conteúdos exclusivos e especializados em economia e negócios
Foi pensando na simplicidade e na importância do xis para a cultura do Rio Grande do Sul, que Daniel Badin decidiu apostar no quitute na hora de empreender. Assim, abriu o Xis do Badin em 2021.
Localizado no bairro Santana, o negócio não é o primeiro empreendimento de Daniel. Natural de Relvado, o administrador veio para Porto Alegre com 14 anos. Ele conta que trabalhou como garçom em restaurantes durante um tempo. Foi em 2001, quando começou a ajudar no negócio da irmã, o Bar da Praça. que teve o primeiro contato com o bairro. Antes de chegar ao Santana, ele teve, por 15 anos, um restaurante na avenida Protásio Alves. Em 2018, o empreendedor decidiu vender o estabelecimento que tinha e começou a estudar as possibilidades de abrir um projeto próprio, sem sociedade. Daniel comenta que, depois que se desfez do antigo negócio, ficou um ano parado. Foi durante a pandemia que a ideia de abrir um estabelecimento focado em xis surgiu. "Não queria sociedade, queria uma coisa que fosse minha, e decidi abrir e ver o que ia acontecer", conta.
O administrador fala que o período de montagem do negócio foi desafiador, e que, apesar de receber ajuda da família, o momento foi complicado. Em janeiro de 2021, o Xis do Badin, abriu as portas. "Fomos bem aceitos aqui no bairro pelo pessoal, acho que temos sorte, não posso me queixar de um cliente. É muito bacana o feedback, me arrepio de falar das pessoas que a gente tem como cliente", comenta o empreendedor.
O bairro Santana sempre foi a escolha de Daniel para montar o negócio, por já ter uma familiaridade com a região. Ele conta que a convivência com os outros empreendimentos locais é tranquila e que todos se ajudam no que podem.
Para tentar trazer um diferencial, o Xis do Badin aposta nos ingredientes, na profissionalização dos funcionários e nos sabores do cardápio, como o xis de entrecot acebolado com gorgonzola, além das opções vegetarianas, que representam cerca de 25% das vendas do estabelecimento. O dono do negócio também atua na chapa e na preparação dos lanches, comportamento que, para ele, é importante nesse início.
"No começo, fiquei mais no gerenciamento, ensinando o pessoal a fazer as coisas, mas não funcionou, então entendi que tinha que me dedicar nisso também", explica.
Para Daniel, um diferencial do bairro Santana é a rede entre os moradores da região, que é muito forte. Ele conta que o empreendimento acaba recebendo muitos clientes no local por conta das indicações dos moradores.
"Acho que é até por isso que eu agradeço os clientes daqui, eles vêm por indicação, o pessoal fala mesmo, eles nos adotaram nesse sentido", comemora o empreendedor.
O Xis do Badin opera de segunda a terça-feira das 15h às 23h, e de quarta-feira a sábado das 11h às 23h.