Muitos empreendedores e empreendedoras apostam no mercado de bebidas para criar um negócio, e as possibilidades de sabores e produtos mostram ser possível montar um empreendimento com valores e rótulos com propósito. Esses são os princípios da Inclusive Wine, marca de vinhos gaúchos desenvolvida por dois advogados capixabas, que perceberam a necessidade de existir uma empresa no mercado de bebidas focada em dar voz à comunidade LGBTQIAP+.
Renan Perovano, de 34 anos, e Raphael Campo, 32, são os nomes por trás da empresa, e, apesar de serem naturais do Espírito Santo, moram na capital gaúcha há 10 anos. "A Inclusive Wine nasceu de uma dor que a gente tinha, como consumidor de vinhos e espumantes, de não ter uma marca que trouxesse uma representatividade, uma inclusão de fato", diz Renan. Os sócios contam que tiveram a ideia do negócio no sofá de casa, em abril de 2021, e que todo o processo jurídico e de criação foi muito rápido. Em agosto do mesmo ano, eles já tinham lançado o primeiro espumante.
Com a proposta de valorizar o trabalho de pessoas LGBTQIAP+, todas as parcerias no setor de criação e comunicação da marca são feitas por profissionais da comunidade. As bebidas são produzidas na serra gaúcha; os espumantes em uma vinícola em Garibaldi e o vinho em Caxias do Sul, e a produção, segundo os empreendedores, é conforme a demanda.
Renan e Raphael explicam que a Inclusive Wine está presente em algumas lojas físicas em Porto Alegre, São Paulo e Espírito Santo, mas que no e-commerce a venda é feita para todo o Brasil.
Em junho, mês que se comemora o orgulho LGBTQIAP+, os advogados lançaram no mercado a primeira garrafa de vinho da empresa, que, além de manter o propósito da marca, trouxe o primeiro rótulo inclusivo para deficientes auditivos e visuais. "Nossa garrafa tem um QR Code, que, ao ler, mostra um vídeo com a audiodescrição do rótulo e do contra rótulo, traz a tradução em Libras e a legenda descritiva. Isso é para dar autonomia para essas pessoas escolherem o que elas querem consumir e não o que dizem para elas consumirem", explica Raphael.
Os sócios conheceram a responsável por criar esse rótulo especial para a Inclusive Wine na feira de turismo de Gramado, e eles contam que se interessaram de imediato pela proposta. Renan explica que, por conta desse projeto, foram convidados para participar do Acessa BH, evento que ocorre em Belo Horizonte, em que os artistas presentes são deficientes, e que eles ficam muito felizes de estarem sendo reconhecidos como uma empresa que se preocupa e ajuda na inclusão dessas comunidades.
Os empreendedores comentam que recebem muitos comentários positivos quanto à proposta da marca e que é isso que os motiva. "Quando pensamos em empreender, foi uma coisa nova e deu medo, mas hoje nos orgulhamos do que fazemos" ressaltam. Raphael e Renan afirmam que participam de todas as etapas da produção dos vinhos, desde visitar as vinícolas até o desenvolvimento gráfico. Tendo em mente terceirizar algumas funções no futuro, os advogados explicam que a rotina atual é cansativa e conciliar o Direito com o negócio é algo complicado, mas eles pretendem continuar.