O cavalo Caramelo, que ficou famoso durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, desfilou como um verdadeiro campeão na abertura oficial da 47ª Expointer, em Esteio, na manhã desta sexta-feira (30). Atualmente recebendo tratamento na universidade Ulbra, de Canoas, ele foi homenageado na presença do governador Eduardo Leite, de ministros, deputados e senadores.
Após ficar cinco dias ilhado no telhado de uma casa no bairro Mathias Velho, em Canoas, o animal foi resgatado em uma ação conjunta que contou com a participação até mesmo de bombeiros que vieram de São Paulo. Foi transportado ao Hospital Veterinário da Ulbra pela cavalaria da Brigada Militar no dia 9 de maio e segue sob cuidados.
Sua imagem virou símbolo de esperança e resiliência no Rio Grande do Sul. A Expointer deste ano, inclusive, tem como tema a superação.
Sobre a abertura
Embora a 47ª Expointer esteja ocorrendo desde sábado passado, dia 24 de agosto, a sua abertura oficial ocorreu às 10h desta sexta-feira (30), sete dias após o início das atividades. Isto ocorre porque, durante a cerimônia, são apresentados os grandes campeões nos julgamentos de raças da mostra.
Além do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, estavam presentes os ministros Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. No palanque em frente à pista central estão, também, senadores, deputados e autoridades estaduais.
Participam do desfile exemplares de gado de corte e leite, bubalinos, equinos, ovinos e produtos vencedores do concurso da agricultura familiar. O evento contará, ainda, com apresentações artísticas e musicais.