Publicada em 01 de Setembro de 2022 às 11:11
10 motivos para visitar a Expointer
EXPOINTER 2022 animais - cavalos - equinos - ovelhas - ovinos - vacas - bovinos
LUIZA PRADO/JC
Mauro Belo Schneider
A tradicional feira agropecuária que movimenta o Rio Grande do Sul segue até domingo, dia 4 de setembro. E, para o fim de semana, a previsão é de tempo bom. Por isso, o Jornal do Comércio lista 10 motivos para visitar a mostra, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Quer continuar lendo este e outros conteúdos sérios e de credibilidade?
Assine o JC Digital com desconto!
Assine o JC Digital com desconto!
- Personalize sua capa com os assuntos de seu interesse
- Acesso ilimitado aos conteúdos do site
- Acesso ao Aplicativo e versão para folhear on-line
- Conteúdos exclusivos e especializados em economia e negócios
- Cancelamento on-line e a qualquer momento
A tradicional feira agropecuária que movimenta o Rio Grande do Sul segue até domingo, dia 4 de setembro. E, para o fim de semana, a previsão é de tempo bom. Por isso, o Jornal do Comércio lista 10 motivos para visitar a mostra, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
São 337 expositores no pavilhão, inaugurado em 1999. E no espaço há mesmo de tudo. Dos mais tradicionais aos estreantes. Um buffet de sabores que aguça diferentes paladares. A expectativa neste ano é vender cerca de 1,5 mil quilos de queijo ao longo dos nove dias da mostra agropecuária, mesmo volume comercializado em 2021.
Para quem é da cidade, ver animais do campo é algo raro. Na Expointer, o público pode ficar cara a cara com ovinos, bovinos, equinos, bubalinos, caprinos, suínos e pequenos animais, como coelhos, chinchilas, aves e pássaros.
3. Comprar artesanato local
Um total de 175 artesãos participam da 39ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul, a Expoargs. São 118 estandes de artesanato, além de rodadas de negócios e oficinas de demonstração de técnicas artesanais.
4. Queimar calorias
Embora haja muitas atrações gastronômicas na Expointer, o Parque de Exposições Assis Brasil é tão grande que dá para queimar calorias durante o passeio. Quem decide visitar todos os espaços passa o dia inteiro batendo perna, o que, certamente, substitui algumas horas na academia.
5. Ficar por dentro da tecnologia das máquinas
E não são apenas os animais que atraem olhares na Expointer. Criaturas feitas de aço e metal despertam a atenção do público. As máquinas agrícolas, por seu tamanho e valores milionários, ganham a atenção dos visitantes. Em algumas, é possível subir e aprender sobre a tecnologia embarcada nas cabines.
O colunista do Jornal do Comércio Fernando Albrecht chamou a rua Boulevar, na Expointer, de point. "Lembra a Rua da Praia dos tempos áureos", comparou ele. Na calçada da fama do parque, estão diversos restaurantes e bares. À noite, o pessoal bebe e come em meio a apresentações musicais.
7. Admirar a arte gaúcha
Uma das novidades da Expointer deste ano é a Estância da Arte, assinada por Alejandro Arnutti. No espaço, o artista expõe quadros temáticos da cultura gaúcha. São paisagens que retratam o povo do Rio Grande do Sul e seus costumes.
8. Se divertir com emoção
A Expointer, tradicionalmente, conta com um Parque de Diversões. Ali é possível curtir aventuras com emoção em brinquedos como roda gigante, kamikase, samba e outros.
O Parque de Exposições Assis Brasil sempre traz lançamentos de artigos gaudérios, dos mais chiques aos populares. Nesta edição, como é ano de eleições, há cuias e facas temáticas dos candidatos à presidência da República.
Essa não podia faltar. Da manhã até a noite, a Expointer exala fumaça das churrasqueiras. De churrasquinhos nas tendas a assados organizados por quem faz o maior churrasco do mundo na praia de Atlântida: carne é o que não falta em Esteio.
Comentários
CORRIGIR TEXTO