De virada, o Grêmio afastou momentaneamente a crise e ganhou respiro na luta contra o rebaixamento ao vencer por 3 a 1 o Atlético-GO, no sábado, na Arena. O jogo, válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi o primeiro em que o Tricolor pôde usufruir de 100% da capacidade de seu estádio desde as enchentes de maio, recebendo mais de 36 mil torcedores.
Foram eles que assistiram in loco o time gaúcho, que vinha de duas derrotas consecutivas - a última no Gre-Nal, por 1 a 0 -, sair atrás no placar com gol de Derek. Contudo, apesar de uma atuação pouco inspirada coletivamente, os donos da casa conseguiram a virada a partir de lances individuais. Com o resultado, o Grêmio se distancia ainda mais da zona de rebaixamento, ocupando a 11ª posição, com 38 pontos - quatro acima do Z-4.
Sem muita inspiração tática, o Grêmio procurou, ao menos, manter a intensidade no jogo desde o apito inicial, explorando as laterais com jogadas incisivas de Soteldo, que ajudaram o time a chegar ao ataque. No entanto, faltavam soluções nas finalizações. O Atlético-GO, por sua vez, entrou em campo com a estratégia de segurar a pressão gremista e tentar surpreender nos contra-ataques.
Em um momento decisivo, aos 27, o Grêmio acabou facilitando para o Atlético-GO: o goleiro Marchesín errou na saída de bola e Rhaldney interceptou, invadiu a área e sofreu falta na área. O centroavante Derek cobrou o pênalti no canto direito; Marchesín chegou a defender, mas no rebote o atacante aproveitou e abriu o placar.
Com a desvantagem, o time gaúcho enfrentou a impaciência da torcida. Mas o talento individual fez a diferença: após cruzamento de Braithwaite, a bola atravessou a área e encontrou Soteldo na segunda trave. O venezuelano dominou e finalizou com um chute forte no ângulo, empatando o jogo aos 39.
O Grêmio voltou para o segundo tempo buscando aumentar o ritmo, mas seguia com dificuldades na construção de jogadas. Uma vez mais, porém, o talento individual fez a diferença. Aos 13 minutos, Aravena recebeu na ponta direita e cruzou para Pepê, que finalizou de primeira no ângulo: 2 a 1.
Mesmo com a virada, o Grêmio não conseguiu controlar as ações nem organizar seu ataque com consistência, permitindo que o Atlético-GO chegasse no ataque com perigo. Aos 23 minutos, o Tricolor quase sofreu o empate, quando Luiz Fernando finalizou dentro da área após boa jogada do ataque goiano; a bola desviou e passou muito perto da meta de Marchesín.
Sob pressão, o Grêmio encontrou alívio aos 38 minutos, quando Reinaldo cruzou da esquerda e Villasanti apareceu livre na segunda trave para finalizar e garantir a vitória.
A reapresentação dos atletas tricolores após a vitória deste final de semana ocorre hoje, às 15h30min, no CT Luiz Carvalho. Os gaúchos voltam a campo no próximo sábado, às 21h, no Maracanã, para enfrentar o Fluminense.