Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 16 de Julho de 2024 às 17:10

Em sua segunda Olimpíada, Rafael Macedo busca primeira medalha

Macedo considera a mudança de clube para Sogipa fundamental para seu crescimento

Macedo considera a mudança de clube para Sogipa fundamental para seu crescimento

Anderson Neves/CBJ/JC
Compartilhe:
Fabrine Bartz
Fabrine Bartz Repórter
O judoca Rafael Macedo já apareceu na primeira lista da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) de pré-convocados para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. A confirmação ocorreu logo em abril. Natural de São José dos Campos, em São Paulo, ele faz parte da delegação brasileira na Olimpíada e será mais um atleta da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa) pela segunda vez, após a estreia em Tóquio 2020. Junto com ele, os sogipanos Daniel Cargnin, Leonardo Gonçalves e Mayra Aguiar também estão confirmados para a disputa em Paris. Já a confirmação de Ketleyn Quadros ocorreu depois apenas em junho. Aos 29 anos, Macedo lembra que ingressou no clube gaúcho ao lado do irmão. “Já fazia judô na minha cidade, mas meu irmão mais velho veio para a Sogipa e acompanhei. Foi algo fundamental para o meu crescimento esportivo”.
O judoca Rafael Macedo já apareceu na primeira lista da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) de pré-convocados para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. A confirmação ocorreu logo em abril. Natural de São José dos Campos, em São Paulo, ele faz parte da delegação brasileira na Olimpíada e será mais um atleta da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa) pela segunda vez, após a estreia em Tóquio 2020.

Junto com ele, os sogipanos Daniel Cargnin, Leonardo Gonçalves e Mayra Aguiar também estão confirmados para a disputa em Paris. Já a confirmação de Ketleyn Quadros ocorreu depois apenas em junho. Aos 29 anos, Macedo lembra que ingressou no clube gaúcho ao lado do irmão. “Já fazia judô na minha cidade, mas meu irmão mais velho veio para a Sogipa e acompanhei. Foi algo fundamental para o meu crescimento esportivo”.
LEIA TAMBÉM: Esgrimista Mariana Pistoia chega à Olimpíada e realiza sonho de infância

Ainda em 1999, os irmãos foram colocados pelo pai em uma escolinha para aprender mais sobre as artes marciais e os conceitos da disciplina. Em 2013, depois de muitos anos treinando em São Paulo, o judoca aceitou o convite e se mudou para Porto Alegre. “Viemos com o objetivo de treinar, pois a Sogipa sempre teve equipes muito fortes, com tradição de um judô muito competitivo”.
Ao longo da história, o clube teve 26 participações olímpicas e conquistou seis medalhas. No judô, a primeira participação doi com Alexandre Garcia, em Atlanta 1996.

Longe do restante da família, Macedo passou a treinar diariamente com grandes nomes da modalidade no País, como Mayra Aguiar e Felipe Kitadai. Aos 19 anos, o atleta conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial, se tornando o 12º lutador a alcançar tal feito. Com a conquista, Macedo passou a disputar a posição de titular na categoria até 90kg - categoria das olimpíadas deste ano.

Na equipe nacional adulta, o judoca participou de algumas etapas de Grand Prix e em 2019 e disputou, pela primeira vez em sua carreira, os Jogos Pan-Americanos, que aconteceram em Lima, no Peru. Macedo terminou a competição na quinta colocação.

LEIA MAIS: Ketleyn Quadros busca segunda medalha olímpica em Paris

Com mais de uma década no clube, o sogipano segue na busca de sua primeira medalha olímpica. No ano passado, no Pan-Americana de Santiago, ele ficou com a medalha de prata ao perder na final da categoria até 90kg. “Os desafios aparecem no dia-a-dia. A vida de atleta não é fácil como algumas pessoas acham que é. Temos que ter uma vida regrada e treinar muito para conquistar os objetivos”.

Na reta final para os Jogos Olímpicos e com uma série de títulos já conquistados, Macedo conta que passa os dias dedicado integralmente ao judô. “Quando não estou treinando, estou descansando para voltar a treinar”, ressalta.
Depois de se tronar campeão mundial júnior da categoria até 81kg em 2014, o desafio do judoca, agora, é na categoria médio (até 90kg). Atualmente, Macedo ocupa a 13ª posição do ranking olímpico e Paris será a sua segunda chance de conquistar a tão desejada medalha olímpica.

Nome completo: Rafael Godoy de Macedo
Data de nascimento: 15 de setembro de 1994, São José dos Campos (SP)
Prova: Judô (-90 kg)

Notícias relacionadas