Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 15 de Julho de 2024 às 16:56

Estreante em Olimpíadas, Leonardo Gonçalves chega pronto para o pódio

Paulista de Iguapé sempre sonhou em competir pela Sogipa

Paulista de Iguapé sempre sonhou em competir pela Sogipa

Roberto Castro/Rede do Esporte/JC
Compartilhe:
Fabrine Bartz
Fabrine Bartz Repórter
Com um vasto currículo no esporte, o paulista Leonardo Gonçalves, de 28 anos, fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Natural de Iguapé, o judoca é um dos atletas que irá representar a Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa) na frança. Treinar no clube gaúcho sempre foi uma das metas do atleta, que logo aproveitou a primeira oportunidade. De acordo com Gonçalves, os resultados mostram que a mudança foi a decisão certa, apesar da proximidade com o Clube Pinheiros, em São Paulo. “Comecei na minha cidade, como quase todo mundo, mas sempre tive o sonho de treinar na Sogipa. Quando recebi o convite, não pensei duas vezes”.
Com um vasto currículo no esporte, o paulista Leonardo Gonçalves, de 28 anos, fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Natural de Iguapé, o judoca é um dos atletas que irá representar a Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa) na frança. Treinar no clube gaúcho sempre foi uma das metas do atleta, que logo aproveitou a primeira oportunidade.

De acordo com Gonçalves, os resultados mostram que a mudança foi a decisão certa, apesar da proximidade com o Clube Pinheiros, em São Paulo. “Comecei na minha cidade, como quase todo mundo, mas sempre tive o sonho de treinar na Sogipa. Quando recebi o convite, não pensei duas vezes”.
O primeiro contato com o clube ocorreu por meio do técnico e medalhista olímpico Felipe Kitadai. Em 2015, Léo participou do Campeonato Mundial Júnior de Judô, conquistou a medalha de prata na categoria -100kg e se encaminhou para a Sogipa. Com as malas prontas, o atleta permaneceu no Rio Grande do Sul.

Para ele, o ciclo olímpico, que se iniciou ainda em 2021, foi de superação. Após uma lesão na coluna cervical, o judoca precisou ficar quase um ano parado. Ainda no final de 2023, o sogipano foi até o outro lado do mundo para dar um passo importante na busca pela classificação aos Jogos Olímpicos.
O paulista do peso -100 kg faturou o título da Oceania Cup de Perth, na Austrália. Mesmo sendo Copa internacional, a competição valeu 700 pontos no ranking mundial - principal critério da formação da seleção brasileira que leva até a Olimpíada.
A busca pela classificação, no entanto, continuou ao longo deste ano. Em março, Léo conquistou a medalha de ouro no Grand Prix da Áustria, garantindo, novamente, pontos para o ranking mundial. Na semifinal, ele venceu o confronto brasileiro contra Rafael Buzacarini. Após a vitória, o atleta apareceu na primeira lista de convocados da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Embora o ciclo olímpico tenha sido menor devido ao atraso na Olimpíada de Tóquio, ocasionado pela pandemia da Covid-19, e pela lesão, Léo está muito otimista para pisar no tatame francês. “A expectativa é a melhor possível. Já lutei contra os melhores do mundo e já ganhei. Se estiver em num bom dia, sei que posso conquistar uma medalha. Vou pensando nisso”.

Nesta reta final dos treinos, a rotina está cada vez mais acelerada. No último ano, por conta das competições, as viagens também preencheram o dia a dia. “Passo o dia inteiro envolvido. Quando não estou treinando, estou me preparando de alguma forma para treinar, inclusive nos finais de semana”. Antes dos jogos, uma viagem de treino está prevista para Espanha.

Nome completo: Leonardo Gonçalves
Data de nascimento: 1º de março de 1996, Iguape (SP)
Modalidade: Judô (-100kg)

Notícias relacionadas