Na noite da última terça-feira (23), a vitória do Grêmio sobre o Estudiantes, válida pela Copa Libertadores da América, foi marcada por manifestações racistas dos torcedores do time argentino, que direcionaram imitações de macacos aos brasileiros. Na manhã desta quarta (24) o clube de La Plata publicou uma nota em mídia social, comentando os acontecimentos.
"O Estudiantes de La Plata iniciou esta manhã uma investigação e um procedimento administrativo interno para identificar os indivíduos que cometeram crimes raciais no jogo da noite da última terça-feira". A nota também citou a abertura de processos externos: "denunciaremos na justiça criminal esse comportamento, que viola leis e acordos internacionais. Disponibilizaremos todas as provas obtidas para a investigação. Ao mesmo tempo, será avaliada a possibilidade de iniciar uma ação cível para que os envolvidos sejam responsáveis pelos danos que possam ser causados à nossa instituição".
O clube lembrou da campanha "Basta de Racismo!", iniciativa da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para punir crimes raciais. A rodada da Libertadores contou com situações similares no jogo entre Atlético Mineiro e Peñarol, também na noite de terça, em Belo Horizonte. Tanto a Conmebol quanto os outros times não se manifestaram oficialmente a respeito dos ocorridos.