A eliminação do Corinthians no Campeonato Paulista pode impactar seu calendário em 2025, pois deixou o time sem vaga garantida na próxima edição da Copa do Brasil. A mudança no regulamento da CBF para a distribuição das vagas pode prejudicar o clube do Parque São Jorge no ano que vem, pois as vagas agora são preenchidas de acordo com o desempenho dos clubes nos campeonatos estaduais.
Apenas três cenários podem garantir o Timão na disputa da Copa do Brasil de 2025. O título da mesma em 2024, o título da Copa Sul-Americana ou a classificação para a Libertadores por meio do Campeonato Brasileiro.
A Federação Paulista tem direito a seis vagas na Copa do Brasil, com cinco delas preenchidas conforme a tabela do Paulista. Os semifinalistas garantem a classificação e, além deles, o time de melhor campanha que for eliminado nas quartas de final fica com a última vaga.
A sexta vaga destinada a um clube paulista é disputada através da Copa Paulista -competição realizada no segundo semestre. O time alvinegro tem a opção de participar do torneio, mas ainda não se manifestou. Sua última participação foi em 2019, com a equipe sub-23.
O clube ainda pode se classificar com a abertura de mais vagas através do Brasileiro. Isso se Palmeiras, Red Bull Bragantino ou São Paulo garantirem suas vagas pelo Paulistão, e forem campeões da Libertadores, da Copa do Brasil ou ficarem entre os seis primeiros colocados.
O Corinthians soma 29 participações na competição, sendo tricampeão da Copa do Brasil e ficando com o vice quatro vezes.
Na edição atual, a equipe de António Oliveira enfrenta o São Bernardo em jogo único e eliminatório, válido pela segunda fase do torneio. A partida será nesta quinta-feira (14), às 20h.
Folhapress