Champions encerra fase de grupos com rodada dramática

Gigantes como United e Milan foram eliminados precocemente do torneio

Por Cássio Fonseca

PSG de Mbappé avançou às oitavas em segundo no grupo da morte
Na última fase de grupos do atual formato, antes da mudança que ocorrerá na próxima edição, a Liga dos Campeões protagonizou momentos de emoção em sua rodada final, deixando gigantes para trás de maneira precoce e premiando o trabalho de clubes mais organizados na primeira metade da temporada europeia. Manchester United e Milan, que juntos somam 10 títulos da competição, deram adeus antes da hora e decepcionaram seu torcedor.
O caso dos Diabos Vermelhos foi o mais trágico. Com um orçamento milionário e uma chave relativamente tranquila, eles terminaram na lanterna, com apenas uma vitória em seis jogos, além de outro empate e quatro derrotas. Mesmo no grupo do Bayern, franco favorito à liderança, os ingleses precisavam superar Copenhagen (passou em segundo) e Galatasaray, que possuem plantéis mais limitados.
LEIA MAIS: Fifa coloca Guardiola para disputar prêmio de melhor treinador com dupla italiana
Por outro lado, o torneio também reconheceu a competência de equipes como Real Sociedad e PSV - além do próprio Copenhagen, que se destacaram com menos verba e deixaram para trás favoritos a avançar, como Benfica e Sevilla, respectivamente. Na rodada final, o grupo mais emocionante não poderia ser outro se não o da morte. Borussia Dortmund, PSG, Newcastle e Milan chegaram vivos para definir os dois sobreviventes do grupo F.
Os alemães já tinham vaga garantida, e disputavam apenas o primeiro lugar com os franceses, no confronto direto. Enquanto isso, os outros dois torciam fervorosamente pela derrota do time de Mbappé para seguir sonhando com o segundo lugar, que viria em caso de vitória para qualquer um dos lados.
Dentro das quatro linhas, as partidas foram eletrizantes. Com os dois jogos sendo disputados simultaneamente, a classificação mudou diversas vezes ao longo dos 90 minutos, a medidas que os placares se alteravam. Com um empate em 1 a 1 no Signal Induna Park, casa dos alemães, a classificação se manteve a mesma. Dortmund e Paris avançaram para as oitavas, com 11 e 8 pontos, respectivamente. Os esforços do Milan, que bateu o Newcastle por 2 a 1, lhe qualificaram para a Liga Europa.
LEIA MAIS: Mundial de Clubes começa com expectativa por duelo entre Diniz e Guardiola
Outro confronto que chamou a atenção foi no grupo H, no qual o Barcelona já estava classificado, e Porto e Shakhtar, empatados com 9 pontos cada, decidiram quem iria ao mata-mata. Sem muitas dificuldades, os portugueses conseguiram a vitória no Estádio do Dragão, pelo placar de 5 a 3, e asseguraram o posto.
O sorteio das oitavas de final será na próxima segunda-feira (18), às 8h, em Nyon, na Suíça.
CLASSIFICADOS OITAVAS DE FINAL
1º LUGAR
Bayern Munique
Arsenal
Real Madrid
Real Sociedad-ESP
Atlético de Madrid
Borussia Dortmund
Manchester City
Barcelona
2º LUGAR
Copenhagen-DIN
PSV-HOL
Napoli
Inter de Milão
Lazio
PSG
Leipzig-ALE
Porto