O Campeonato Brasileiro se encaminha para o seu final com ao menos seis times tendo chances de conquistar o título após a 38ª rodada, a ser disputada no dia 6 de dezembro. Nenhuma outra liga do mundo chega em seu momento decisivo com tantos postulantes à conquista da taça. Após um primeiro turno impecável, o Botafogo perdeu o gás e deu chances para que seus adversários encostassem na classificação e passassem a enxergar o título como algo possível. Com isso, os torcedores pegaram suas calculadoras e foram calcular as possibilidades. O JC foi atrás dos dados para mostrar o que a matemática diz sobre o cenário do Brasileirão, principalmente a respeito do que interessa os gaúchos, em especial, os gremistas.
Conforme o trabalho realizado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Grêmio tem 5,1% de chances de ser campeão. O Tricolor é o quarto colocado na classificação, com 56 pontos em 32 jogos.
O Botafogo – líder da competição com 59 pontos em 31 jogos, com 18 vitórias – segue sendo o favorito à conquista, com 35,2% de chances de levantar a taça. Entretanto, a distância para o surpreendente Bragantino é mínima. O time paulista tem 32,3% de probabilidade de faturar o campeonato. O time de Bragança Paulista é o terceiro colocado com 58 pontos em 31 jogos, com 16 vitórias.
Na sequência vem o Palmeiras, atual vice-líder com 59 pontos em 32 jogos e uma vitória a menos do que o Botafogo. O Verdão, conforme a UFMG, tem 25,4% de ser campeão.
Os outros dois times com chances – ainda que bem pequenas - são Flamengo (1,5%) e o Atlético-MG (0,41%).
Já de acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, Grêmio aparece com 6% de ser tricampeão brasileiro, um percentual um pouco maior, mas, ainda assim, é o quarto time na lista dos que tem mais probabilidades de celebrar a conquista.
Diferentemente do estudo mineiro, no Infobola, o Botafogo mantém uma larga vantagem sobre segundo colocado. O time carioca tem 40% de chances de ser campeão, seguido por Palmeiras e Bragantino, ambos com 25%. Em quinto e sexto lugares estão o Flamengo (3%) e o Atlético-MG (1%).
A 33ª rodada começa nesta quarta-feira (8) com dois jogos decisivos. Às 20h, o São Paulo recebe o Bragantino no Morumbi e, às, 21h30min, Flamengo e Palmeiras se enfrentam no Maracanã. Se os donos da casa vencerem e o Grêmio bater o Botafogo na quinta-feira (9), o Tricolor terminará a rodada na vice-liderança com o mesmo número de pontos do líder. Ou seja, é bom deixar a calculadora à mão, pois a rodada promete ser eletrizante.