Fifa suspende cartola espanhol por beijo em jogadora campeã do mundo

Por Folhapress

Presidente da Federação Espanhola disse que não irá renunciar
A Fifa anunciou na manhã deste sábado (26) que decidiu suspender provisoriamente o presidente da RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol), Luis Rubiales, de todas as atividades relacionadas ao futebol, nos níveis nacional e internacional.
"Esta suspensão, em vigor a partir de hoje, terá duração inicial de 90 dias, pendendo resultados dos procedimentos disciplinares abertos contra o sr. Rubiales na quinta-feira (24)", diz o comunicado oficial publicado no site do órgão máximo do futebol internacional.
A nota diz ainda que o chefe do Comitê Disciplinar da Fifa, o colombiano Jorge Ivan Palacio, determinou outras duas diretivas, em que ordena que Rubiales e a federação espanhola não entrem em contato com a jogadora Jennifer Hermoso ou qualquer pessoa de seu entorno. A decisão, diz a Fifa, foi comunicada à RFEF, a Rubiales e à Uefa, (União das Federações Europeias de Futebol), da qual a Espanha faz parte e que tem Rubiales como vice-presidente.
A decisão vem na esteira de uma semana de críticas e controvérsias para Rubiales. No último domingo (20), após a seleção espanhola ganhar a Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia sobre a Inglaterra, por 1 a 0, o dirigente foi filmado segurando a cabeça de Hermoso e dando-lhe um beijo na boca durante a entrega das medalhas.
Desde então, a meio-campista afirmou que não consentiu ao beijo e que não gostou do ocorrido. "Simplesmente fui desrespeitada", disse em comunicado publicado na sexta (25). Por meio de seu sindicato, Futpro, a jogadora buscará ações legais contra o cartola.
Rubiales, por sua vez, diz que o beijo foi consentido. Em discurso em uma assembleia extraordinária da RFEF, afirmou que Hermoso foi quem iniciou o contato físico levantando-o do chão pelos quadris. Ele disse que perguntou à atleta se poderia dar a ela "um pequeno beijo" e que ela teria respondido "ok".
Apesar de pressionado por críticas vindas do governo espanhol, de outros dirigentes do futebol nacional e internacional e pelas jogadoras, .