Quartas de final da Copa feminina estão definidas

Entre as oito seleções vivas, apenas uma já ganhou o torneio

Por Gabriel Margonar

Players react at the end of the Australia and New Zealand 2023 Women's World Cup round of 16 football match between Jamaica and Colombia at Melbourne Rectangular Stadium, also known as AAMI Park, in Melbourne on August 8, 2023. (Photo by WILLIAM WEST / AFP)
Nesta terça-feira, dois jogos fecharam às oitavas de final da Copa do Mundo de futebol feminino. No primeiro jogo, às 5h, a Colômbia venceu a Jamaica, por 1 a 0. Já às 8h, foi a vez de a França confirmar o favoritismo e golear o Marrocos por 4 a 0. Com isso, os oito últimos sobreviventes da competição são: Espanha, Holanda, Japão, Suécia, Inglaterra, Colômbia, Austrália e França.
LEIA MAIS: Ex-Inter, Diego Aguirre é o novo técnico do Santos
O torneio, que se iniciou no dia 20 de julho, tem sido marcado por aumento no público e ótimos jogos. Além disso, inúmeras surpresas fizeram com que apenas uma seleção já campeã mundial ainda esteja viva na busca pelo título.
É o caso do Japão. Campeã em 2011, a equipe asiática ainda está invicta na Copa do Mundo deste ano. Com 4 vitórias em 4 jogos, 14 gols marcados e apenas 1 sofrido, as japonesas despontam com favoritismo na reta final. Nas oitavas, elas derrotaram a Noruega e, agora, se preparam para pegar a Suécia, outra invicta no torneio. No último jogo, as suecas derrotaram os Estados Unidos nos pênaltis. O jogo entre as duas equipes ocorrerá na sexta-feira, às 4h30min, no Eden Park.
Vice-campeã em 2019, a Holanda novamente tem feito boa campanha e pegará a Espanha nas quartas. Nas oitavas, as holandesas eliminaram a África do Sul por 2 a 0, enquanto as espanholas golearam a Suíça por 5 a 1. Na quinta, ambas as equipes se enfrentam às 22h, no jogo de abertura das quartas de final. O jogo será sediado no estádio Wellington Regional.
A anfitriã Austrália vem aproveitando o apoio da torcida e também jogará pela próxima fase. A classificação veio após vitória tranquila, por 2 a 0, contra a Dinamarca. A adversária será a poderosa França, vista como uma das grandes favoritas desta edição do torneio e que, recentemente, goleou Marrocos por 4 a 0. O jogo entre as duas equipes ocorrerá no próximo sábado, às 4h, no Lang Park.
No encerramento dessa fase, entrará em campo a única representante da América do Sul viva na competição: a Colômbia. Com gol de Catalina Usme, as colombianas bateram a Jamaica (algoz do Brasil na fase de grupos) e se classificaram para às quartas de finais do torneio pela primeira vez na história. Na próxima fase, a adversária será a Inglaterra, que derrotou a Nigéria nos pênaltis após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar. O jogo ocorrerá no Estádio Olímpico de Sydney, às 7h30min do próximo sábado.
As semifinais estão previstas para acontecer nos dias 15 e 16 de agosto. Já a grande final, será no dia 20 do mesmo mês, no Estádio Olímpico de Sydney, na Austrália.
LEIA TAMBÉM: Messi faz golaço de falta e ajuda em classificação do Inter Miami