No último domingo (6), foram realizadas as partidas de ida das semifinais da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. Em Bagé, o Guarany derrotou o Monsoon por 1 a 0, no Estádio Estrela D'Alva. Já em Lajeado, Santa Cruz e Lajeadense ficaram no 1 a 1, na Arena Alviazul.
Assim como na partida de ida das quartas de finais, o Monsoon, clube porto-alegrense mantido com investimento árabe, largou o mata a mata em desvantagem. Dono da melhor campanha da competição até aqui com 11 vitórias em 17 jogos, o time contará com o apoio de sua jovem torcida no Estádio Montanha dos Vinhedos para reverter o placar e garantir presença no Gaúchão 2023.
Enquanto isso, o Guarany, maior campeão gaúcho depois da dupla grenal, se apoia na força de sua camisa para retornar a elite um ano após o rebaixamento. Para concluir o objetivo, basta apenas um empate.
No outro confronto das semifinais, Lajeandense e Santa Cruz apenas empataram em 1 a 1. Para os torcedores do clube de Lajeado, esse empate em casa na primeira partida reviveu traumas recentes: nos últimos sete anos (tempo em que o time está na Divisão de Acesso), o Lajeadense foi eliminado nessa mesma etapa da competição em três. Para piorar o retrospecto, as últimas duas eliminações foram nas temporadas mais recentes, em 2021 e 2022.
Já para o Santa Cruz, o próximo domingo pode marcar o retorno a 1° divisão do Campeonato Gaúcho após uma década de afastamento. A última vez que o time do Vale do Rio Pardo disputou o Gauchão foi em 2013, ano em que foi rebaixado. Nesse período, o tradicional clube chegou a jogar até a Terceirona. Agora, com ânimo renovado, basta apenas uma vitória no Estádio dos Plátanos para consolidar o ótimo momento.
As partidas de volta das semifinais estão marcadas para acontecer de forma simultânea no próximo domingo (20), às 15h.
LEIA TAMBÉM: Quartas de final da Copa feminina estão definidas