Líder isolado do Brasileirão, Botafogo vence o Grêmio por 2 a 0 na Arena

Assunto da semana pelas dores no joelho, Suárez teve boas chances, mas não conseguiu marcar

Por Cláudio Isaías

Assunto da semana pelas dores no joelho, Suárez teve boas chances, mas não conseguiu marcar
Pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio, mesmo com o apoio de mais de 45 mil torcedores, acabou derrotado por 2 a 0 pelo Botafogo, líder isolado da competição, na Arena, neste domingo (9). Com resultado, o Tricolor ocupa a terceira colocação com 26 pontos. Os gols do alvinegro carioca foram marcados por Eduardo e Carlos Alberto. Com a vitória, o Botafogo chegou aos 36 pontos no Brasileirão e abriu dez para o segundo colocado - o Flamengo, que está com 26 pontos.
O Botafogo terá novo técnico nesta segunda-feira (10). A direção do Fogão anunciou o acerto com o português Bruno Lage. Ele chega para assumir a equipe no lugar do treinador Luis Castro. 
A partida entre Grêmio e Botafogo começou muito movimentada, com o Tricolor gaúcho buscando abrir o placar. Aos 4 minutos, Cristaldo cruzou rasteiro, o uruguaio Luis Suárez não dominou e Reinaldo bateu de perna direita pela linha de fundo. Com oito minutos de partida, o Tricolor seguia com a pressão contra o time carioca. O Botafogo comandado por Caçapa nos primeiros 10 minutos não tinha ameaçado o gol de Gabriel Grando.
Aos 12 minutos, Bitello e Reinaldo tabelaram, o meia cruzou e a bola saiu desviada pela linha de fundo. O zagueiro Kannemman desviou de cabeça nas mãos do goleiro Lucas Perri. Aos 20 minutos, Luis Suárez, perdeu a melhor chance do jogo. O lateral João Pedro cruzou e o centroavante uruguaio dominou e chutou para fora de dentro da área.
O Botafogo, porém, sabia ser perigoso com a posse da bola. Aos 25 minutos, na área do Grêmio, o zagueiro Cuesta levou a melhor pelo alto e ajeitou para o centroavante Tiquinho Soares - que empurrou para o fundo da rede do goleiro Gabriel Grando. Porém, o VAR analisou o lance e flagrou impedimento de Cuesta. O gol foi anulado, para desespero da equipe botafoguense. 
No segundo tempo, o Grêmio voltou pressionando o Botafogo. O centroavante Luiz Suárez voltou a perder uma grande chance de gol. João Pedro invadiu a área e obrigou o goleiro Lucas Perri a cortar para fora. Na sobra, Suárez tocou de lado de pé, por cobertura. A bola bateu no poste e saiu pela linha de fundo, para desespero do uruguaio. Aos 8 minutos, Marlon Freitas finalizou da grande área e a bola passou longe do gol de Gabriel Grando.
Aos 17minutos, num dos melhores lances da partida, o goleiro Lucas Perri foi espetacular. Suárez bateu colocado da entrada da área e o goleiro defendeu a bola. No rebote, Reinaldo chutou forte e Perri fez uma grande defesa.
Porém, aos 29 minutos, foi o Botafogo que, com eficiência e frieza, abriu o placar na Arena. Segovia recuperou a bola do zagueiro Bruno Alves. Ela ficou com Di Placido, que cruzou rasteiro e encontrou Eduardo. Livre, ele bateu de primeira e venceu o goleiro Gabriel Grando. Aos 42 minutos, aproveitando o contragolpe contra um Grêmio que se jogou à frente, o Botafogo marcou o segundo gol, com Carlos Alberto.
Grêmio (0): Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves, Kannemann (Vina), João Pedro e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Cuiabano), Cristaldo (Ferreira) e Bitello; Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Botafogo (2): Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Hugo (Marçal); Tchê Tchê, Marlon Freitas e Eduardo (Danilo); Júnior Santos (Segovia), Luís Henrique e Tiquinho Soares (Carlos Alberto). Técnico interino: Cláudio Caçapa.
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP). Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP). VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP).