Fórmula 1 cancela GP de Emilia-Romagna após forte chuva e evacuação de paddock

Direção da Fórmula 1 anunciou o cancelamento do GP de Emilia-Romagna, que seria disputado em Ímola

Por Agência Estado

A speleological alpine rescuer looks in a car for missing persons near a supermarket in a flooded area in Cesena on May 17, 2023. Heavy rains have caused major floodings in central Italy, where trains were stopped and schools were closed in many towns while people were asked to leave the ground floors of their homes and to avoid going out. Five people have died after the floodings across Italy's northern Emilia Romagna region, a local official said. (Photo by Alessandro SERRANO / AFP)
A direção da Fórmula 1 anunciou nesta quarta-feira (17) o cancelamento do GP de Emilia-Romagna, que seria disputado em Ímola, neste fim de semana, na Itália. A realização da etapa se tornou inviável, segundo os promotores da corrida, por conta das fortes chuvas que vem atingindo o norte do país nas últimas semanas.

"A decisão foi tomada porque não será possível realizar o evento com a devida segurança para os nossos fãs, equipes e funcionários e esta é a coisa certa e responsável a fazer diante da situação que a cidade e a região enfrentam. Não seria correto colocar maior pressão sobre as autoridades e os serviços de emergência neste momento difícil", disse a F-1, em comunicado.

A forte chuva fez o rio Santerno, que margeia parte do Autódromo Enzo e Dino Ferrari, transbordar em diversos trechos ao longo de terça-feira (16). O rio quase chegou a áreas com equipamentos da F-1 em alguns trechos, assustando funcionários que já trabalhavam no circuito na terça.

A situação chegou a um ponto em que o paddock precisou ser evacuado. Equipes, que já atuavam na montagem dos boxes e estruturas de hospitalidade, precisaram deixar o circuito no meio da tarde de terça.
LEIA MAIS: 
Nos últimos dias, com a proximidade do GP, autoridades locais e até nacionais da Itália começaram a pressionar a direção da F-1 para o cancelamento. A maior preocupação era com a demanda natural que um evento deste tamanho causa nos serviços de emergência, que estão agora todos voltados para atender as vítimas das chuvas e inundações. Há registros de alagamento até mesmo dentro do autódromo nesta quarta.