Em abertura de Mausoléu, Edinho diz que sonha em assumir marca de Pelé

Quero poder realmente representá-lo em todos os sentidos, disse Edinho, filho de Pelé

Por Folhapress

The son of late Brazilian football star Pele, Edson Cholbi Nascimento, poses for a picture while visiting the mausoleum where his father's coffin rests, at the Ecumenical Necropolis Memorial cemetery in Santos, Brazil on May 15, 2023. In the 200 m² space, which was opened for visitation today, the public will be able to see a simulation of Santos' fans on the walls, the floor with synthetic grass and a bluish ceiling above the tomb, which is golden and has images of remarkable moments of the career of the Athlete of the Century, who died at the age of 82 on December 29, 2022. (Photo by NELSON ALMEIDA / AFP) Caption
Um dos sete filhos de Pelé, o ex-goleiro Edinho disse nesta segunda-feira (15) que busca investidores para assumir a marca do Rei do futebol, atualmente controlada pelo escritório Sports 10 e gerida pelo empresário americano Joe Fraga. A fala foi dada durante a abertura para visitação pública do mausoléu onde está o corpo do Rei do futebol, no cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral paulista.

"Hoje busco reunir investidores para estar à frente de novo da marca. É uma coisa até simples em termos de conceito, mas é um desafio porque há valores muito altos", disse.
LEIA MAIS: 
O mausoléu de 200 m² foi projetado em 18 de dezembro de 2018 pelo empresário argentino José Salomon Altstut, conhecido como Pepe Altstut, para homenagear o amigo após a morte. Ele recorreu ao artista plástico espanhol Hugo Garcia para antecipar uma despedida a altura do Rei --que aprovou a ideia. O espaço acabou de ser montado em 2020 e, posteriormente, trancado a sete chaves.

O mausoléu conta com duas estátuas que medem 1,73 m -altura de Pelé- e pesam 130 quilos, esculpidas em latão por Garcia. O piso é todo coberto por um gramado sintético, que simula um campo de futebol, e há imagens de torcedores nas paredes.

O túmulo é revestido por placas com alumínio dourado espelhado e quatro painéis confeccionados por Garcia com uma mistura de fibra de vidro e pó de bronze. Dois retratam um gol de Pelé, e outros dois, a famosa comemoração com soco no ar.

Nos quatro cantos do túmulo, do mesmo material, há cantoneiras. Elas possuem diversas formas: começam com o planeta Terra no topo, e há detalhes como a taça Jules Rimet, uma coroa e uma camisa com o número dez. Terminam sobre uma bola de futebol.

Além delas, há um céu reproduzido acima e acabamentos em mármore de Carrara. Dentro do mausoléu, há uma camisa da seleção brasileira e outra do Santos. A visitação será feita de segunda à sexta-feira, em dois períodos: das 9h às 12h, no período da manhã, e das 14h às 18h, com trinta pessoas em cada período. Não há cobrança de valores. Foi contratada uma equipe de segurança para cuidar diariamente do acesso ao local.