João Paulo Bitello, de 22 anos, é um dos jogadores de meio de campo do Grêmio que mais participou de jogos na temporada. Além de criar oportunidades ofensivas, ele avança para o ataque e finaliza, característica que gerou o gol de peixinho contra o Cruzeiro, no domingo (21). Das 24 partidas da segunda divisão, ele foi titular em 21 delas e garantiu o status de armador da equipe. Enquanto Campaz não entrega o prometido, o camisa 39 tem protagonismo no meio de campo.
Bitello é jogador formado na base do Tricolor e foi treinado para ser um segundo volante, aquele que pode ajudar na defesa, mas também sai para o jogo. Entretanto, o atleta, que vem jogando como meia armador do Grêmio e sendo o principal criador na equipe, tem apenas duas assistências na Série B e 60% de precisão no passe longo, segundo o SofaScore.
O ponto alto do jovem volante foi durante o Gauchão de 2022, em que marcou dois gols, sendo um deles de fora da área contra o Inter, no Beira-Rio. Além da boa atuação no estadual, que ajudou o Grêmio a ser campeão, Bitello tem quatro gols marcados no Campeonato Brasileiro da Série B.
Com a chegada de Lucas Leiva, se imaginou o time sem Bitello, por causa da experiência do ex-Liverpool. No entanto, a formação foi testada e não deu bons resultados. Lucas tem claras dificuldades físicas e foco defensivo, enquanto Bitello possui mais criatividade ofensiva para auxiliar no desenvolvimento de jogadas.
O jovem volante nunca foi um goleador, não tendo gols marcados em suas passagens por Cascavel e pela base do Tricolor, mas vem de uma linhagem de jogadores criativos e com bons passes. Bitello é peça fundamental do time de Roger, que tem poucos armadores. O altleta teve seu contrato renovado, com salário ajustado para cerca de R$ 150 mil e contrato renovado até 2025 com o Grêmio.
A novidade em meio à preparação para o duelo com o Ituano, na sexta-feira, na Arena, foi a presença de Jhonata Robert no treino desta terça-feira. Após sete meses afastado dos gramados, quando rompeu o ligamento cruzado anterior na pré-temporada, o atacante treinou normalmente com os companheiros, mas ainda não tem definição quando será liberado para jogar.