Grenal é Grenal e vice-versa, como diria o poeta. Mas o clássico 427 tem ingredientes que tornam o confronto de
quarta-feira (23), às 21h30min, no Beira-Rio, ainda mais especial. O segundo encontro dos rivais pela Libertadores da América tem muitos atletas que são dúvidas em ambas as equipes.
No primeiro, em março, foram oito expulsos. Além disso, a situação do Grupo E torna a partida mais decisiva. Líder com sete pontos, uma vitória pode deixar o time de Eduardo Coudet praticamente classificado à fase de mata-mata.
Já o Grêmio, que vem de derrota para a Universidad Católica, precisa pontuar para não se ver obrigado a vencer os dois últimos jogos da fase de grupo.
Os outros mistérios ou surpresas de Coudet na escalação são mais previsíveis. No ataque, o parceiro de Galhardo deve ser o uruguaio Abel Hernández. A novidade seria a entrada do argentino Leandro Fernández - essa menos provável. Já o meio-campo é o setor mais indefinido do Colorado. Lindoso, Musto, Praxedes, Johnny, Nonato, Patrick, Boschilia e até mesmo D'Alessandro brigam pelas quatro vagas do setor.
Do lado gremista, o técnico Renato Portaluppi já antecipou que o departamento médico está proibido de fornecer qualquer informação sobre os atletas que estão se tratando para retornar. O atacante Éverton está definitivamente fora da partida de quarta-feira. David Braz, expulso diante dos chilenos, e
Paulo Miranda, que cumpre quatro partidas pela briga no primeiro Grenal, também são ausências. O zagueiro Geromel e o volante Maicon têm mínimas chances de atuar.
Agora, Kannemann, Jean Pyerre e Pepê podem fazer um esforço maior para estarem à disposição do treinador e aparecerem entre os titulares. O bom mistério que pode surgir no time é o atacante Ferreirinha. Ele entrou no segundo tempo nas duas últimas partidas e
salvou o Grêmio da derrota para o Palmeiras, marcando o gol de empate nos acréscimos, pela última rodada do Brasileirão. Estreante entre os titulares no domingo, Diogo Barbosa pode seguir na lateral-esquerda, colocando Cortez no banco de reservas.
Por conta dos desfalques gremistas, a tendência é que Portaluppi mantenha o esquema com três volantes adotado na partida do domingo (20). Com isso, o setor teria Lucas Silva, Matheus Henrique e Darlan. Robinho e Alisson fechariam o meio-campo. Essa seria a formação sem contar com o retorno dos titulares em recuperação. A zaga, setor mais afetado pelas lesões, pode ter os jovens Rodrigues e Ruan.