A temporada 2020 tem a promessa de muitos Grenais. Caso Inter e Grêmio se encontrem em todos os possíveis clássicos do ano, a rivalidade pode reunir os times em até 13 jogos, entre Gauchão, Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. O primeiro já tem data, horário e motivo. Neste sábado, às 16h30min, no Beira-Rio, colorados e gremistas se enfrentam pela semifinal do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, a Taça Coronel Ewaldo Poeta. Em caso de empate no tempo normal, o vencedor será conhecido nos pênaltis.
A partida marca o primeiro confronto entre Eduardo Coudet e Renato Portaluppi. Enquanto o técnico tricolor tenta manter uma hegemonia conquistada nos últimos anos à frente do clube, o argentino quer impor seu estilo e quebrar uma sequência de vitórias e títulos do rival.
Em princípio, o Grenal 423 não será marcado pelo mistério e por invenções nas escalações. A partida deve reunir pelo menos sete atletas que nunca atuaram no clássico. Classificado para a segunda fase da Libertadores da América, quando enfrentará o Tolima, já na quarta-feira, na Colômbia, Coudet não deve poupar os titulares em seu primeiro clássico. Sem contar com Patrick por três semanas, com lesão no abdômen, Boschilia deve ser o novo titular no Colorado.
Nas demais posições, Coudet deve fazer o trivial, mantendo a formação titular que vem ensaiando desde que chegou a Porto Alegre. Com a já conhecida intensidade e marcação alta, o Inter tenta se impor diante do maior rival e chegar à final do primeiro turno. Como teve a melhor campanha do seu grupo, conquistou o direito de mandar a partida em seus domínios.
O Grêmio deve ir ao Beira-Rio com o que tem de melhor à disposição. Como vem fazendo desde o início da temporada, Renato ainda não poupou jogadores no Estadual. As baixas são os lesionados Pedro Geromel e Walter Kannemann. Aliás, com a dupla de zaga titular em campo, o Grêmio não perdeu nenhum clássico.
Kannemann foi a última baixa. Nesta quinta-feira, o clube informou que o argentino passou por uma cirurgia no pé esquerdo e ficará de fora por até um mês para se recuperar. O procedimento cirúrgico foi necessário devido a um trauma que sofreu no jogo com o São José, no dia 30 de janeiro, pela 3ª rodada do Gauchão. Desde então, o camisa 4 está fora dos gramados.
As únicas dúvidas no time gremista estão no meio-campo. De volta da seleção olímpica, Matheus Henrique reassume a posição. Com isso, Renato pode formar a meia cancha com Matheusinho, Maicon e Lucas Silva. As outras incógnitas são as presenças de Thiago Neves e Diego Souza desde o início do jogo. As chances são maiores para que Diego inicie entre os titulares.
Caxias e Ypiranga decidem o outro finalista
A outra semifinal colocará frente a frente duas equipes de boas atuações na temporada. O Caxias acabou na liderança do Grupo B, após surpreender o Grêmio logo na arrancada da competição, com uma vitória em plena Arena, por 2 a 0.
O adversário vem de Erechim e ainda não perdeu no Estadual. O Ypiranga soma três vitórias e dois empates comandado pelo técnico Fabiano Daitx. O periquito acabou na segunda colocação da chave A, dois pontos atrás do Inter.
As equipes entram em campo neste domingo, às 16h, no Estádio Centenário. Em caso de empate no tempo normal, o finalista será conhecido nas penalidades máximas.