Mesmo ainda sem uma garantia de data de reabertura do aeroporto de Passo Fundo, fechado há quase 14 meses, duas companhias aéreas decidiram anunciar a reativação dos voos diretos da cidade para fora do Rio Grande do Sul.
As duas aéreas vão usar jatos, o que dependeria da conclusão do atual exame da pista e estão fora da especificação do pedido recente à Anac.
A Gol pretende voltar a voar em 4 de abril para Guarulhos, seu principal hub nacional, e a Azul prevê a retomada no dia 11 do mês que vem para Campinas, onde fica o Aeroporto de Viracopos, que é seu polo de distribuição de voos para o Brasil e Exterior.
A ligação da Gol não é ofertada desde janeiro de 2021, quando o aeroporto foi fechado para obras e instalação de novos equipamentos na pista. A Azul tinha interrompido a oferta em março de 2020, quando estourou a pandemia, afetando voos no País.
A venda de bilhetes já ocorre no site da Gol, com valor de R$ 430,23 por trecho (valor mais barato), com saída às 12h10min de Passo Fundo. Questionada sobre a garantia de operação do aeródromo até a data do voo, a empresa diz que "trabalha com as informações mais atualizadas sobre esse tema para planejar o retorno dos voos em 4 de abril".
"Se houver alguma alteração no cronograma iremos nos readequar e prestar os atendimentos necessários aos nossos clientes. Reforçamos que é de pleno interesse da Gol voltar as operações para Passo Fundo, assim que for possível", avisa, por nota, a aérea. A aérea hoje tem voos diretos do interior para fora do Estado em Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas e vai
ofertar de Uruguaiana (abril), Santo Ângelo (julho) e Santa Maria (outubro) este ano.
A Azul informa que deve começar a venda de passagens nesta sexta-feira (4). O voo começa com uma frequência diária, saindo às 10h10min de Passo Fundo para Campinas, e retorno às 12h40min. Em 2 de maio, a Azul pretende ofertar duas viagens por dia na ligação. Em dezembro, a meta é ter três voos saindo de Campinas e dois de Passo Fundo, segundo tabela repassada pelo deputado estadual Frederico Antunes, que preside a Comissão Parlamentar da Aviação Regional e confirmada pela Azul.
A companhia com hub em Viracopos tem voos diretos de Porto Alegre e Caxias do Sul para fora do Estado, além de 12 ligações internas de cidades do interior para o Aeroporto Salgado Filho, na Capital.
O aeródromo Lauro Kortz foi fechado em 11 de janeiro de 2021 para obras do novo terminal de passageiros, com mais de 90% da execução concluída, e melhorias na pista de pousos e decolagens.
Sem a conclusão da nova estrutura, a administração do complexo, que é do Estado, decidiu buscar a homologação da pista, devido a ajustes na pavimentação e instalação de novo sistema de luzes noturnas (Papi). Só que a habilitação ainda não ocorreu. A demora foi gerada recentemente por problemas no novo aparelho, instalado por uma empresa italiana, e que passa por manutenção.