Depois da Azul, agora é a vez da Gol informar que vai retomar a venda de passagens para pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Os voos voltam à pista do Salgado Filho a partir de 21 de outubro. O governo federal autorizou a venda de bilhetes nessa quinta-feira (8).
Em nota, a aérea comunicou que terá 20 ligações diárias (chegadas e partidas) entre 21 e 26 de outubro de Porto Alegre para Congonhas (CGH), Galeão (GIG) e Guarulhos (GRU). A partir de 27 de outubro, o número passa a 34 voos diários, incluindo Brasília.
O governo autorizou 128 voos na primeira fase de retorno da operação na Capital. O Salgado Filho fechou em 3 de maio, devido à inundação que atingiu a pista e áreas do primeiro piso e estacionamentos do complexo.
A Azul terá 60 voos, entre malha nacional e regional, com ligações para quatro cidades gaúchas.
Em 16 de dezembro, quando o terminal na Capital deve passar a operar com plena capacidade, a Gol passará a 40 pousos e decolagens diárias, dobrando o fluxo e de olho na alta temporada. Em dezembro, devem retornar também as aéreas do tráfego internacional.
A Base Aérea de Canoas (Baco), que foi ativada em fim de maio para o transporte comercial de passageiros, vai operar até 20 de outubro com voos diários.
Desde meados de julho, o Salgado Filho faz os embarques e desembarques, do check-in ao processamento pelo raio-x, que chegaram a ser feitos no ParkShopping Canoas.
Os passageiros são transportados de ônibus para a Baco e no retorno a Porto Alegre, após os pousos no complexo militar aeronáutico.
No site da Gol, o aeroporto da Capital gaúcha é sinalizado com alerta de "disponível a partir de 21 de outubro" na área de busca por voos. Os bilhetes para o primeiro dia da retomada na pista original custam mais de R$ 1 mil para destinos como São Paulo (por trecho). Os valores da Azul partem de R$ 759,00.