Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 27 de Maio de 2024 às 12:29

Sem Salgado Filho, Latam faz primeiros voos na Base Aérea de Canoas

Primeiro jato da Latam com passageiros aterrissou por volta das 8h na Base Aérea de Canoas

Primeiro jato da Latam com passageiros aterrissou por volta das 8h na Base Aérea de Canoas

FORÇA AÉREA BRASILEIRA/DVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
Patrícia Comunello
Depois de 24 dias sem o barulho das turbinas de um jato Airbus A320, o entorno de Porto Alegre voltou a "ouvir" uma aeronave do modelo tocar o solo da região nesta segunda-feira (27). Por volta das 8h e sob chuva, o Airbus da Latam com passageiros pousou na pista da Base Aérea de Canoas (Baco), alternativa de hub aéreo ante o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital por prazo indeterminado.
Depois de 24 dias sem o barulho das turbinas de um jato Airbus A320, o entorno de Porto Alegre voltou a "ouvir" uma aeronave do modelo tocar o solo da região nesta segunda-feira (27). Por volta das 8h e sob chuva, o Airbus da Latam com passageiros pousou na pista da Base Aérea de Canoas (Baco), alternativa de hub aéreo ante o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital por prazo indeterminado.
A situação levou à suspensão de viagens nacionais e internacionais. O fluxo médio no complexo aeroportuário porto-alegrense, antes do impacto climático, chegou a 150 voos diários. Na Baco, até agora, estão confirmados 70 voos por semana das três principais companhias aéreas que atuam na malha nacional. A Azul anunciou mais um voo, mas a concessionária do Salgado Filho, operando Canoas, Fraport Brasil, ainda não confirma a oferta.  
O embarque e despacho de bagagens são feito no terminal temporário montado no ParkShopping Canoas, a quase quatro quilômetros da base aérea. Passageiros precisam chegar três horas antes da partida do voo. O check-in é encerrado uma hora e meia antes do horário do voo, alertam Fraport Brasil e aéreas.   
A Latam estreou o "aeroporto temporário". São dois voos diários, ligando Canoas ao Aeroporto de Congonhas, primeiro a aterrissar e a decolar pela manhã, e Guarulhos, à tarde. Azul e Gol começam a operar a partir de 1 de junho, com dois voos diários do Estado a São Paulo.   
Segundo a aérea, 173 passageiros estavam no vooLA9210 que partiu de São Paulo às 6h40min e teve duração de uma hora e 20 minutos. A aérea prevê, até agora, 24 pousos e decolagens comerciais por semana em Canoas. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2024/05/27/206x137/1_plano_de_voo_base_aerea_canoas_voo_latam_pouso_jornal_do_comercio-10577127.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'665496ba974a5', 'cd_midia':10577127, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2024/05/27/plano_de_voo_base_aerea_canoas_voo_latam_pouso_jornal_do_comercio-10577127.jpg', 'ds_midia': 'Plano de Voo - operação na Base Aérea de Canoas (Baco) - Canoas - Latam - voo - comercial - Congonhas para Canoas - passageiros - aeronave Airbus A320,- aviação - aeroporto internacional Salgado Filho - Porto Alegre', 'ds_midia_credi': 'LATAM/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Plano de Voo - operação na Base Aérea de Canoas (Baco) - Canoas - Latam - voo - comercial - Congonhas para Canoas - passageiros - aeronave Airbus A320,- aviação - aeroporto internacional Salgado Filho - Porto Alegre', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Passageiros desembarcaram no Airbus da Latam e depois tomaram ônibus até o shopping. Foto: Fraport Brasil/Divulgação   
A companhia informou ainda programou 282 voos extras para atender o Rio Grande do Sul em junho. "A medida foi tomada para manter Porto Alegre e sua Região Metropolitana conectadas com o restante do Brasil. Na conta total do fluxo, a Latam considera 102 voos na Baco, 120 voos extras entre São Paulo/Guarulhos e Florianópolis e 60 extras entre São Paulo/Guarulhos e Caxias do Sul.
"O primeiro voo funcionou na recepção e nos procedimentos de embarque e bagagem dos passageiros e segurança. Deu tudo certo, como a gente havia projetado", avaliou o gerente de Comunicação e Marketing da Fraport Brasil, Rafael Guerra: "Há pequenos ajustes no deslocamento, que é feito entre o shopping e a base". Guerra reforça a orientação para que as pessoas que vão embarcar cheguem bem antes do voo.
Para o ParkShopping Canoas, a projeção é de m fluxo de 1,7 mil a 2 mil pessoas a mais por dia circulando em função dos voos. O empreendimento costuma receber entre 25 mil a 30 mil pessoas por dia. Para dar conta da operação do Terminal - ParkShopping, serviços ligados à alimentação passaram a abrir às 6h, diz o superintendente do complexo, Luís Vilarinho. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2024/05/27/206x137/1_plano_de_voo_aeroporto_porto_alegre_salgado_filho_inundacoes_jornal_do_comercio_3-10577000.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6654077427681', 'cd_midia':10577000, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2024/05/27/plano_de_voo_aeroporto_porto_alegre_salgado_filho_inundacoes_jornal_do_comercio_3-10577000.jpg', 'ds_midia': 'PLano de Voo - Porto Alegre (RS) -  Aeroporto Internacional Salgado Filho - Fraport Brasil - alagado - enchentes - inundação - pista pouso / decolagens - aviação - viagens - passageiros - drenagem - terminal de passageiros', 'ds_midia_credi': 'RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL/JC', 'ds_midia_titlo': 'PLano de Voo - Porto Alegre (RS) -  Aeroporto Internacional Salgado Filho - Fraport Brasil - alagado - enchentes - inundação - pista pouso / decolagens - aviação - viagens - passageiros - drenagem - terminal de passageiros', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '550', 'align': 'Left'}
Aeroporto Salgado Filho ainda está com a pista encoberta pela inundação. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O executivo do centro de compras diz que está buscando mais opções de locadoras de veículos para dar conta da demanda de usuários. O fluxo de embarque é pela entrada B, e o desembarque pelo C. Sobre o movimento no primeiro dia, Vilarinho resume como "surpreendente". "Voos lotados", diz o superintendente.
Vilarinho explica que a Multiplan, dona do shopping, cedeu a área onde foi montado o terminal por dois meses sem custo. "Vamos analisar de acordo com a necessidade. O principal objetivo é apoiar na retomada da cidade e do Estado e passar sinal de otimismo. Queremos ajudar na reconstrução", afirmou o executivo.
O Salgado Filho fechou na noite de sexta-feira (3) devido à entrada e elevação de água na pista. A concessionária do complexo espera que a inundação estanque para avaliar a condição da pista e também do terminal de passageiros. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu a vends de passages por aérea por prazo indeterminado.
A Fraport também encaminhou, na semana passada à Anac, pedido de avaliação do atual contrato, em busca de equilíbrio econômico-financeiro, devido aos prejuízos e gastos não previstos e esperados para restaurar a operação. A agência disse a análise envolve "questão securitária relacionada ao sinistro observado, os prejuízos causados pelas enchentes e os custos de reconstrução do aeroporto".

Notícias relacionadas