Foi apresentada, nesta segunda-feira (7), a revitalização de 70% do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre (HBMPA). O projeto contou com o apoio da rede de farmácias São João, que aportou cerca de US$ 1 milhão. Pedro Henrique Brair, presidente da empresa, participou do evento e da coletiva de imprensa.
"Essas pessoas que nos defendem no dia a dia merecem ser tratadas com dignidade", ressaltou Brair, ao lembrar do momento que visitou o hospital pela primeira vez e se deparou com a situação degradante do local.
"Ficamos impactados, vimos que precisavam de ajuda", disse ele, ao lado do major e chefe do serviço de Hemodinâmica e Terapia Endovascular, Rafael Nascente, da tenente coronel e diretora do HBMPA, Mara Rosane Vargas e Silva, e do diretor do departamento de saúde da Brigada Militar, coronel Regis Reche.
O trabalho liderado pela São João ficou sob responsabilidade dos engenheiros civis Marcelo Maciel, Eduardo Barbizan, Siduel Rosa e Alberto Silva. Foram 10 meses de obras e envolvimento de 30 profissionais. Com isso, a instituição incorporou os novos serviços de Hemodinâmica e Terapia Endovascular.

Entre as melhorias, estão a fachada e pintura da área externa
Evandro Oliveira/JC
"Doenças cardiovasculares são as que mais matam as pessoas. O policial precisa ter acesso à melhor ferramenta para garantir a proteção de toda sociedade", justificou o major Nascente.
O Hospital da Brigada Militar fica na zona sul de Porto Alegre e soma, atualmente, 86 leitos, com capacidade de chegar a 100 em breve. São atendidos no empreendimento brigadianos e seus familiares.
O aporte da São João permitiu, ainda, a troca de 3,5 mil m² do telhado, reforma do terceiro andar, de 16 leitos e da cozinha, recuperação do setor de emergência e atendimento, paisagismo externo, além de outros consertos.
Brair, da São João, lembrou que faz parte de seu negócio ser solidário com a comunidade. "Nosso lema é crescer e compartilhar. O propósito da empresa é muito maior do que o resultado que ela gera", frisou.
O governo do Rio Grande do Sul também participou do investimento, o que possibilitou compra de equipamentos.