Fica na casa do Sistema Ocergs, na Expointer, um bolicho só de produtos de cooperativas do Rio Grande do Sul. O objetivo do espaço é mostrar a diversidade de alimentos, itens e serviços das cooperativas gaúchas.
Gerson Lauermann, superintendente do Sistema Ocergs, detalha os itens: salames, iogurtes, requeijão, queijo, vinhos, espumantes, biscoitos, arroz, feijão, erva-mate, doce de leite, chimia, doces em geral, creme de leite e leite em pó. “Muita gente nem sabe que o que está exposto aqui vem de cooperativas”, afirma o executivo.
Para ele, participar da Expointer neste processo de retomada é especial para o setor. “Para mostrar que as cooperativas estão presentes e que produzem com qualidade”, justifica. O selo Somos Coop, exposto no local, é o carimbo que sinaliza que os insumos são provenientes de cooperativas.
Além das indústrias de alimentos, o público pode conhecer, na casa da Ocergs, cooperativas do ramo da saúde, do trabalho, do transporte, do crédito e da infraestrutura, por exemplo.
O espaço na Expointer também é sede para eventos, encontros de representantes e capacitações, inclusive algumas específicas para jovens e mulheres. O conceito de ESG se faz muito presente. “Isso está na veia do cooperativismo”, frisa Lauermann, sobre o cuidado e a relação com o ambiente.
O espaço é aberto para visitantes da Expointer, próximo ao chafariz
EVANDRO OLIVEIRA/JC
A Casa Ocergs está situada no centro do Parque de Exposições Assis Brasil, próximo ao chafariz. Isso fez com que a mensagem de resiliência fosse ainda mais destacada.
Durante a enchente de maio, aliás, o setor cumpriu um trabalho importante de recebimento de doações e, na Expointer, o foco é incentivar isso através do movimento Compre de Coops Gaúchas.
“Tínhamos essa responsabilidade de ter uma casa que fosse atraente e do nível do cooperativismo. É uma das maiores e mais bonitas”, orgulha-se o superintendente, que reafirma que “não dá para imaginar a economia do Rio Grande do Sul sem as cooperativas”.
Dados do cooperativismo no RS
• O cooperativismo passou de 3,5 milhões de associados em 2022 para 3,8 milhões.
• Ao todo, o setor empregou 75,9 mil pessoas.
• Em 2023, o faturamento foi de R$ 86,3 bilhões nas 370 cooperativas registradas no Sistema Ocergs, um aumento de 3,3% em relação ao ano anterior.