Cooperativa mais antiga do Brasil tem sua história retratada em livro

Por JC

Enio, Marcela e Celso apresentaram a publicação na Expointer
Foi lançado na Casa Cotribá, na Expointer, na manhã de ontem, o livro Cotribá 110 anos. A publicação de cerca de 300 páginas narra a história da mais antiga cooperativa do Brasil, que conta hoje com mais de 8,2 mil associados.
"É uma história fantástica, nunca houve interrupção. Era uma cooperativa de consumo, hoje de grãos, e está aí com esse potencial. Faz um trabalho muito forte, principalmente, na região Sul e na Metade Sul, onde abraçou os produtores", avalia o presidente da Cotribá, Celso Leomar Krug, que vê o agro como a saída do Brasil.
O livro foi escrito por Enio Cezar Moura do Nascimento, vice-presidente da Cotribá, e Marcela Prass Shaefler. Nascimento avalia que o lançamento é um marco para a Cotribá e destaca que documentos escritos em 1911 foram reproduzidos nas páginas do livro.
"Queremos que o Rio Grande conheça que há um marco do cooperativismo nacional dentro do Estado", diz o vice-presidente. Marcela frisa que o texto é claro e didático. "A ideia é que a pessoa chegue em casa e leia cada dia um pouco, com calma", esclarece.
O evento foi muito prestigado, com o estande lotado. Entre as presenças, estavam o presidente do Sistema Ocergs, Darci Pedro Hartmann; o presidente da Fecoagro, Paulo Pires; o presidente da Cotribá, Celso Leomar Krug; e o prefeito de Quinze de Novembro, Gustavo Stolte. A obra, distribuída gratuitamente, será apresentada, ainda, na Feira do Livro de Porto Alegre deste ano.