"As empresas estão sendo demandadas a operar numa nova lógica. As oportunidades surgirão somente para aquelas que se adaptarem e inovarem diante do desafio."
Mariana Bonotto, professora na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( Ufrgs), doutora em Administração na área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade
"Já não basta uma empresa ser sustentável; deve ser resiliente e regenerativa. A responsabilidade vai além de mitigar efeitos adversos. É importante que isso venha acompanhado de uma mudança de cultura, e não como decorrência de uma obrigação legal."
Michelle Squeff, coordenadora-geral do capítulo Rio Grande do Sul do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa)
"Em pleno 2024 ainda presenciamos projetos e propostas de lei para reduzir áreas de preservação de florestas, afrouxar regras de licenciamento ambiental e mecanismos de fiscalização. E as empresas ainda parecem não ter entendido que já é passado o momento de somente atender legislações ambientais e leis trabalhistas."
Maira Petrini, professora da Escola de Negócios e coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Sustentabilidade e Negócios com Impacto Social, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Negócios da Pucrs