A sustentabilidade é hoje uma prioridade para a fabricante de calçados Bottero. Nos últimos anos, a empresa com sede no Rio Grande do Sul adotou uma série de processos para reduzir ao máximo os impactos ambientais.
Além da classificação correta dos resíduos industriais, concentrou o foco na redução do lixo e reaproveitamento de materiais.
O conjunto dessas ações resulta na reciclagem de 60 toneladas de resíduos ao mês. Isso já representa quase 100% de reaproveitamento, em um processo que abrange todo o parque fabril - desde o refeitório até a fabricação do calçado.
A calçadista buscou parcerias para a reciclagem das 60 toneladas mensais. Uma delas, com uma empresa especializada em gestão ambiental, resulta na produção de uma palmilha sustentável, reaproveitada na linha de produção da Bottero.
Uma boa parcela dos resíduos (46 toneladas mensais) é transformada em combustível para ser utilizado em fornos de produção de cimento. As cinzas geradas são totalmente incorporadas ao cimento.
Além destas, uma parte dos rejeitos também é destinada a empresas especializadas em serviços ambientais, que transformam cerca de 12 toneladas de resíduos de couro em fertilizantes a cada mês.
LEIA TAMBÉM: