Na Alemanha, vice-governador do RS visita empresa que fabrica insumos para a construção civil

Além da Feira de Hannover, Gabriel Souza e secretário de Desenvolvimento têm agenda com a Fraport em Frankfurt

Por JC

Vice-governador Gabriel Souza e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, visitam empresa do setor de insumos para construção civil, na cidade de Pirmasens, na Alemanha.
Guilherme Kolling, de Hannover (Alemanha)


Depois de participarem dos dois primeiros dias da Feira de Hannover, o vice-governador gaúcho, Gabriel Souza, e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, deram continuidade à agenda na Alemanha nesta quarta-feira (19), quando visitaram uma indústria que produz insumos para a construção civil na localidade de Pirmasens.

• LEIA TAMBÉM: Empresa gaúcha abre novos mercados na Feira de Hannover

• LEIA TAMBÉM: Hidrogênio verde ganha espaço na Feira de Hannover



De acordo com o vice-governador, que falou com a reportagem por telefone após o compromisso, a empresa já tem unidade de distribuição de produtos no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e pretende ampliar a atuação no Brasil. Embora seja uma operação pequena, que movimenta cerca de 5 milhões de euros ao ano, a ideia do governo é prospectar uma futura planta industrial a ser instalada no Estado.

A empresa com matriz na Alemanha tem oito fábricas na Europa e apresentou planos de expansão na América do Sul. Gabriel e Polo foram recebidos por executivos e, por sua vez, mostraram as potencialidades do Rio Grande do Sul, destacando inovação, mão de obra qualificada, uso de energias renováveis e a existência do Polo Petroquímico de Triunfo.


• VEJA TAMBÉM: As expectativas do governo do RS na Feira de Hannover

 
Como a matéria-prima utilizada pela indústria de Pirmasens é de resinas da petroquímica, apresentou-se a possibilidade de instalação no distrito industrial de Montenegro, próximo a Triunfo, o que facilitaria a logística. Ficou encaminhada uma visita de executivos alemães ao governo gaúcho ainda em 2023.

Nesta quinta-feira (20), antes de retornar ao Brasil, o vice-governador e o secretário de Desenvolvimento Econômico terão reunião com a Fraport, que opera o aeroporto de Frakfurt e também o de Porto Alegre, retribuindo visita institucional feita pela companhia ao Rio Grande do Sul e discutindo possíveis melhorias e investimentos no terminal gaúcho.