Lucas Baldisserotto,CEO do CIEE-RS
Uma das frases mais repetidas no mundo dos negócios nas últimas décadas é a conclusão de que "os dados são o novo petróleo". A afirmação é verdadeira, porém, há algo importante a considerar: enquanto vivemos uma urgência pela transição energética, com a substituição do combustível fóssil por outras fontes sustentáveis, os dados se tornam cada vez mais essenciais.
Com efeito, trabalhar, entender e usar os dados na tomada de decisões se tornou condição fundamental para qualquer empresa. Negócios que não tiverem a disposição de investir em inovação e aproveitar as tecnologias para utilizar as informações em seu favor ficarão para trás.
Das fontes de dados públicos às informações captadas na relação com seus clientes, tudo isso pode trazer conhecimentos valiosos para entender os desejos, os comportamentos e as expectativas do público com seu negócio, marca e produtos. É possível, também, avaliar a resposta dos consumidores, fazer correções de rumo e se antecipar aos concorrentes.
O momento atual oferece oportunidades antes inimagináveis neste campo, com a evolução das inteligências artificiais. Temos à disposição ferramentas capazes de fazer análises avançadas sobre uma grande quantidade de dados, em uma dimensão que um humano não seria capaz de avaliar por conta própria.
No CIEE-RS, temos acompanhado esses avanços, com o uso de ferramentas que nos permitem analisar os potenciais de mercado, bem como realizar
benchmarks para a evolução das nossas soluções para milhares de estudantes do Rio Grande do Sul beneficiados pelo nosso trabalho.
benchmarks para a evolução das nossas soluções para milhares de estudantes do Rio Grande do Sul beneficiados pelo nosso trabalho.
Se o mundo busca ingressar em uma era pós-petróleo, no caso dos dados não há como voltar atrás. Negócios e profissionais que não sejam data-driven terão grande dificuldade de serem competitivos no mercado, perdendo oportunidades de se qualificar ou mesmo escalar.
Um relatório recente da consultoria Gartner mostrou que 65% das organizações aumentarão seus investimentos em ferramentas que analisam dados por meio da IA. Por outro lado, 63% das companhias ainda não têm - ou não sabem se possuem - práticas corretas para gerenciar dados para IA.
Portanto, se sua marca ainda está distante dos dados - ou tem dúvidas sobre como utilizá-los-, é hora de agir. Invista em tecnologia e conhecimento para aproveitar as transformações trazidas por estes avanços. O caminho para o futuro está aberto - a diferença entre seu negócio e seus concorrentes é como você decidirá trilhá-lo.