{{channel}}
Desenvolvimento do setor de saúde atrai nova cooperativa ao RS
Esta é a segunda unidade da cooperativa no Rio Grande do Sul. A primeira havia sido inaugurada em novembro de 2021 em Caxias do Sul, na serra gaúcha
A Uniprime Pioneira, cooperativa de crédito paranaense, estreita as suas relações com o Rio Grande do Sul. Isto porque, recentemente, em 22 de setembro deste ano, foi aberta uma agência em Porto Alegre. "Ainda é cedo para indicar, mas o potencial do Rio Grande do Sul nos próximos cinco anos é de até 40% do nosso volume de negócio, algo que é muito significativo", explica o diretor-presidente da Uniprime Central Nacional e presidente da Uniprime Pioneira, o médico Orley Alvaro Campagnolo. O dirigente afirma que a população da Grande Porto Alegre é muito maior do que a de outras áreas em que a Uniprime Pioneira atua há 26 anos. "É a primeira metrópole onde abrimos uma unidade. Além disso, Porto Alegre é uma cidade rica e é capital de um Estado com uma identificação natural com o cooperativismo." Esta é a segunda unidade da cooperativa no Rio Grande do Sul. A primeira havia sido inaugurada em novembro de 2021 em Caxias do Sul, na serra gaúcha.
Campagnolo foi o fundador do sistema Uniprime. Ele é médico dermatologista, atuante em (Toledo/PR), professor universitário do curso de Medicina. Ex-presidente da Associação Médica de Toledo e da Seção Paraná da Sociedade Brasileira de Dermatologia, possui graduação em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná (1986) e especialização em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989).
Dia do Médico - A presença da Uniprime Pioneira junto à classe médica cooperada foi importante frente ao surgimento da Covid-19?
Orley Alvaro Campagnolo - Não tem dúvida. E, usando de uma permissão do Banco Central, oferecemos aos cooperados e também a uma boa parte do setor de saúde condições para que eles pudessem gerenciar suas finanças, com a prorrogação do prazo de parcela de suas dívidas. Isso deu condições para continuarem as suas atividades. Então, nós ativamente, oferecemos meios para renegociação de contratos.
DM - Qual é o potencial do Rio Grande do Sul para a Uniprime Pioneira no que se refere à captação de cooperados médicos, enfermeiros e demais profissionais da área?
Campagnolo - Eu analiso sob dois aspectos: o primeiro é o desenvolvimento do setor de saúde. Ele é um dos segmentos prioritários para nós, no Rio Grande do Sul. O segundo é o da concorrência e da penetração das cooperativas. O mercado gaúcho se destaca no cenário nacional, inclusive com serviços de ponta. Nosso conhecimento na área da saúde é muito grande, modéstia à parte. Por isso, a Uniprime Pioneira atende com muita qualidade esse setor. Outra questão importante é que o Rio Grande do Sul possui muitas cooperativas, mas elas ainda ocupam apenas 15% do crédito oferecido. Isso significa que existe um potencial de crescimento muito grande - em cidades como São Paulo e até mesmo em Porto Alegre.
DM - A Uniprime Pioneira também olha para os acadêmicos de medicina e para os jovens médicos?
Campagnolo - Existe uma preocupação latente e uma das ações é dar apoio às comissões de formatura médica e de outras áreas. Há também algumas promoções direcionadas aos novos médicos que chegam a uma cidade. Eu falo de cidades menores em que atuamos, e há muito dessa experiência. No caso de Porto Alegre, nós temos que entender também a demanda de médicos jovens. Eles têm uma visão diferente, dinâmica e digital. Essas questões são constantemente pensadas na nossa cooperativa. Temos um comitê de inovação, que procura fazer benchmarking, com olhar no futuro.
DM - O mercado gaúcho deve representar quanto no negócio?
Campagnolo - Ainda é cedo para indicar, mas o potencial do Rio Grande do Sul nos próximos cinco anos é de até 40% do nosso volume de negócio.
DM – Qual é a sua avaliação do papel de uma cooperativa de crédito?
Campagnolo – Eu sempre analiso isso da seguinte forma: imaginemos que eu vá comprar um carro. Eu já tenho em mente o modelo que eu preciso. Então, vou à loja e comparo os preços e as características do veículo e de que ele satisfaz a minha necessidade. Assim é também quando analisamos as vantagens oferecidas por uma cooperativa de crédito. O cooperado opta pelo modelo que mais se aproxima do que ele precisa, dentro das suas expectativas.
DM – Quais são os atrativos oferecidos pelo Rio Grande do Sul a Uniprime Pioneira?
Campagnolo – O Rio Grande do Sul sempre nos fascinou. Temos uma ligação emocional com o povo gaúcho. Em Toledo (PR), os primeiros imigrantes que chegaram na região eram oriundos de São Marcos (RS), então distrito de Caxias do Sul, lá na década de 40. Quem fincou raízes em Toledo foi a Maripá Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S.A, de Porto Alegre. Tudo isso comprova o quanto a cultura gaúcha é forte aqui, então temos esse vínculo. Outro ponto: nós gostamos do cooperativismo, assim como o povo gaúcho também gosta de cooperar, o estado é o berço do cooperativismo.
DM – Então podemos dizer que esse berço do cooperativismo e os aspectos do povo e da economia gaúcha levaram a este vínculo?
Campagnolo – O Rio Grande é pujante e demanda bons serviços financeiros. Nós entendemos que isso faz parte de nossa estratégia.
DM – O senhor pode falar sobre a primeira unidade da Uniprime em Porto Alegre?
Campagnolo – No dia 22 de setembro, inauguramos nossa agência na capital, na Avenida Carlos Gomes, número 151. Várias autoridades prestigiaram o evento, como representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Porto Alegre, empreendedores, cooperados e imprensa. E também o presidente do Sistema Ocergs – Sescoop, Darci Hartmann, que na oportunidade representou as cooperativas do Rio Grande do Sul. Nesses primeiros dias, estamos focando no relacionamento, pela força da marca Uniprime Pioneira, e eu posso dizer que as expectativas estão sendo amplamente superadas em termos de captação. Já começamos também a fazer alguns negócios. Mas ainda é muito cedo para balanço.
DM – Há projeto para abertura de novas unidades no Rio Grande do Sul?
Campagnolo – O nosso planejamento estratégico é realizado por etapas. Estamos concluindo, neste ano, a fase de expansão para Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS). Nós começamos por Florianópolis (SC) e fomos para Caxias do Sul (RS). Inauguramos em Porto Alegre e, em novembro, vamos para Balneário Camboriú (SC). Depois dessa etapa, faremos um balanço para projetar os próximos passos, com base nos resultados e no perfil dessas praças. Nós deveremos abrir outras agências em Porto Alegre e em cidades relevantes da Região Metropolitana, por exemplo.
DM – Então o plano de metas para 2022 da Uniprime Pioneira está no prazo, e como está sendo esta expansão?
Campagnolo – Sim. Nós buscamos um crescimento com base na qualidade. Procuramos nos distinguir no mercado pela nossa exclusividade. Nosso foco, em um primeiro momento, está no segmento da saúde e nós procuramos nos destacar nesse segmento, entre os grandes players. Mas também estendemos a nossa atuação para outras profissões e também para outros setores, através de visitas e contatos. Existe um grande relacionamento com a área da saúde, nós primamos por isso.