A mobilização em prol das vítimas da enchente histórica que, desde o final de abril, castiga o Rio Grande do Sul tem unido setores com focos de atuação bem diferentes. É o caso da indústria siderúrgica Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), empresa do maior grupo de saneamento privado do País, Aegea.
As duas gigantes se uniram para a implantação de uma estação móvel de coleta e distribuição de água, como parte do Plano de Contingência da Corsan para abastecer moradores dos municípios de Sapucaia do Sul e Esteio, pois ambos tiveram o fornecimento de água afetado pelas inundações.
Para viabilizar essa iniciativa, a Gerdau cedeu um terreno de sua unidade de produção de aço, em Sapucaia do Sul, onde foi realizada a instalação temporária de uma Estação Móvel de Tratamento de Água (ETA) que está em funcionamento desde meados de maio. Com a estrutura do sistema Esteio-Sapucaia danificada pelas cheias, a instalação da ETA móvel visa minimizar os danos que a falta de água potável trouxe à população dessas cidades, até que a estrutura alagada seja recuperada.
A ETA móvel tem capacidade para uma vazão de 20 litros de água por segundo ou 1,7 milhão litros por dia, proveniente de um rio próximo à unidade. A estrutura consegue atender 120 mil pessoas da cidade e de Esteio.
De acordo com Jean Peluso, gerente executivo na Gerdau Riograndense, esta é mais uma das iniciativas que a empresa está adotando para auxiliar a população gaúcha neste momento desafiador. "A Gerdau está comprometida em apoiar a população gaúcha diante do cenário desafiador e em dedicar esforços para a reconstrução do Estado. A parceria com a Corsan para essa iniciativa ressalta o compromisso inabalável da Gerdau em ser parte das soluções para os desafios e dilemas enfrentados", afirma o executivo. Para Samanta Takimi, presidente da Corsan, a união das empresas para viabilizar o fornecimento desse recurso tão básico à população é fundamental. "A soma dos nossos esforços vai dar celeridade à retomada do abastecimento. Somos gratos à Gerdau pela parceria."