Mais 146.250 doses de vacinas da Pfizer contra à Covid-19 chegarão ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira (8), às 15h. A informação foi confirmada pelo governo do Estado nesta segunda-feira (7). As doses serão utilizadas para cumprir a meta estadual de vacinar toda a população adulta gaúcha, pelo menos com a primeira dose, até o final de setembro. Na sexta-feira (4), o governador Eduardo Leite divulgou, via redes sociais, o
plano de imunizar toda a população acima dos 18 anos, com base na estimativa de entrega das doses pelo Ministério da Saúde.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, mais de 8,9 milhões de gaúchos deverão ser vacinados, e a estimativa é de que o governo federal seja regular no envio das remessas de imunizantes, possibilitando o cumprimento do calendário.
Pelo cronograma estadual, será possível imunizar em julho a população entre 40 e 49 anos, em agosto os gaúchos entre 30 e 39 anos, e, em setembro, todos aqueles entre 18 e 29 anos. Dessa forma, os meses de outubro e novembro serão dedicados à aplicação das segundas doses, com previsão de completar o esquema vacinal desses grupos ao longo de dezembro.
Segundo informações publicadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na manhã desta segunda-feira, 1.564.462 gaúchos (29,8% da população vacinável) já tinham completado o esquema vacinal, ou seja, já receberam a primeira e segunda dose contra a Covid-19. Além disso, 3.316.953 de pessoas no Estado já receberam a primeira dose (63,1% do público alvo).
Segundo a SES, o RS já recebeu um total de 6.765.020 doses de imunizantes dos três laboratórios que destinara vacinas ao Brasil, sendo que 6.125.916 já foram distribuídas aos municípios. Da Coronavac/Butantan, a mais escassa para aplicação em segunda dose, foram cerca de 3,3 milhões de doses totais; 3,2milhões da AstraZeneca/Fiocruz e 217,7 mil da Pfizer, sem contar a nova remessa prestes a chegar.