A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) recebeu. na manhã desta quarta-feira (5). cerca da metade da remessa de vacinas da Pfizer que chegaram a Porto Alegre na segunda-feira (3). Do total de 32.760 doses que desembarcaram na Capital, 16.380 serão guardadas nos ultrafreezers do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), no Campus Centro.
O imunizante necessita de uma estrutura de armazenamento em baixíssimas temperaturas. Desde o final do ano passado, a Ufrgs se candidatou junto ao Ministério da Saúde como centro logístico de distribuição da vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul, por possuir capacidade de abrigar até 4 milhões de doses. A estrutura da universidade possibilita o acondicionamento de imunobiológicos em ultrabaixa temperatura (entre -60 e -80 graus).
As doses da vacina da Pfizer ficarão guardadas em um único equipamento. A logística de distribuição será feita pela Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre
Segundo o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais Geraldo Pereira Jotz, a Ufrgs dispõe 15 ultrafreezers, sendo que a maior parte desses equipamentos está localizada no ICBS, e as demais no Instituto de Biociências, na Faculdade de Agronomia, na Faculdade de Veterinária, no Instituto de Física e na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID).
A vacina da Pfizer será utilizada a partir desta quarta-feira na aplicação das primeiras doses da imunização contra a Covid-19.
Conforme a prefeitura, poderão receber a vacina da farmacêutica norte-americana os seguintes grupos de pessoas:
- Gestantes e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) com alguma comorbidade, maiores de 18 anos
- Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos
- Pessoas vivendo com HIV entre 55 e 59 anos
- Público em geral com 60 anos ou mais
- Pessoas com Síndrome de Down maiores de 18 anos
- Pessoas com comorbidades de 57-56 anos