O governo gaúcho confirmou que os lotes da vacina Coronavac destinadas ao Estado chegarão no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, às 20h25min desta segunda-feira (18). Uma aeronave da Azul vai transportar a carga.
Dessa forma, o ato simbólico para aplicação da primeira vacina no Rio Grande do Sul ocorrerá às 21h30min, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
A solenidade será realizada no saguão do 2º andar do prédio principal do hospital e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do governo do Estado. Embora não haja confirmação, tudo indica que o primeiro gaúcho imunizado será um profissional da saúde que atua na linha de frente da pandemia no HCPA. Especula-se que uma técnica de enfermagem da equipe será a escolhida.
O
Rio Grande do Sul receberá 341,8 mil doses da Coronavac, vacina do Instituto Butantan, produzida em parceira com o laboratório Sinovac, e iniciará imediatamente a distribuição para todas as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde. Assim, a previsão é de que na terça (19) os municípios já poderão começar a vacinação.
A campanha de imunização dos gaúchos seguirá as diretrizes do Plano Nacional e Imunizações, priorizando os grupos de risco. Nesta primeira fase, serão vacinados os profissionais da saúde da linha de frente contra Covid-19, idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.
O Ministério da Saúde dividiu as entregas das vacinas aos Estados entre aviões da FAB e da Azul e via terrestre. O Rio Grande do Sul iria receber lotes também via terrestre, mas por definição federal as doses chegarão apenas via aérea.