Um dia histórico no combate da Covid-19. Nesta terça-feira (8), o Reino Unido iniciou, de forma oficial, a vacinação de sua população contra a doença. Margaret Keenan (foto), uma senhora de 90 anos, tornou-se a primeira pessoa a receber a imunização. Uma operação de guerra foi montada a fim de garantir que a vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer, desenvolvida em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNTech, chegue em segurança aos hospitais que aplicarão as doses.
No Hospital Universitário de Coventry, na Inglaterra, Keenan vestia uma camiseta com a frase "Feliz Natal" escrita na hora que foi vacinada. William Shakespeare, um homem de 81 anos da localidade de Warwichshire, foi a segunda pessoa a receber a dose neste dia marcante no enfrentamento da pandemia.
Na primeira etapa de vacinação formulada pelo Reino Unido, nação formada por Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia, pessoas com mais de 80 anos e profissionais da saúde serão vacinados em cerca de 70 hospitais. Informalmente, os jornais britânicos estão chamando o dia de V-Day, em alusão ao Dia da Vitória dos Aliados contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Nesse caso, o "V" seria de Vacina.
País com maior número de mortes da Europa pelo novo coronavírus, o Reino Unido contabilizava 61.531 óbitos na manhã desta terça, segundo dados da Universidade de Johns Hopkins. A França é a nação europeia com maior número de casos da doença.