Mesmo vendo crescer a cada dia o número de mortes e de casos confirmados por Covid-19 - já são quase 100 óbitos e mais de 2 mil registros da doença (veja no painel abaixo), o Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com menor incidência do novo coronavírus. O RS aparece em 22° na lista do Ministério da Saúde que compara a incidência de casos a cada um milhão habitantes.
A lista leva em conta os números atualizados pela pasta até a manhã desta quarta-feira (6). De acordo com este último balanço, o Brasil tem 114.715 casos de Covid-19 confirmados, 7.921 óbitos e taxa de 6,9% de mortalidade. As informações são atualizadas diariamente pelo Ministério, a partir dos dados enviados pelas secretarias estaduais.
O Amapá é o estado com situação mais delicada, com incidência de 2.283 casos por um milhão de habitantes. Em seguida, aparecem outros estados também das regiões Norte e Nordeste: Amazonas (1.957 casos/milhão de habitantes), Roraima (1.445 casos/milhão), Ceará (1.256/milhão) e Pernambuco (976/milhão).
No critério por mortalidade, o Rio Grande do Sul aparece em 21° na lista, atrás dos demais estados da região Sul, Santa Catarina (20°) e Paraná (17°). O Estado tem 7 mortes para cada milhão de habitantes.
O Amazonas também aparece na frente quanto à letalidade no País. São 157 óbitos para cada milhão de habitantes. Depois, Ceará (87 mortes/milhão de habitantes), Pernambuco (78 mortes/milhão) e Rio de Janeiro (65 mortes/milhão) completam a sequência dos cinco estados onde há maior mortalidade pelo novo coronavírus.
A posição "confortável" do Rio Grande do Sul em meio à pandemia também aparece na análise por região. A região Sul concentra apenas 5,3% dos casos registrados no Brasil, ficando atrás somente do Centro-Oeste (3,0%). No sentido oposto, o Sudeste tem o maior número de casos (45,6%), seguido do Nordeste (31,1%) e do Norte (15,1%).
Apesar da situação mais controlada frente a outros estados, o Rio Grande do Sul vem observando nas últimas semanas uma escalada no número de mortes. O primeiro óbito por Covid-19 no Estado foi registrado no começo de março. No dia 26 de abril, foram oito mortes em um único dia, o maior pico até então. No último sábado (2), a marca diária voltou a subir com sete mortes pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Também houve alta no número de casos confirmados, que ultrapassaram 2 mil nessa terça.