A Prefeitura de Porto Alegre começou na manhã deste sábado (28) a desinfecção de locais públicos da cidade. Com apoio de três empresas privadas, serão pulverizados paradas de ônibus, sanitários públicos, unidades de saúde e outros espaços de grande circulação de pessoas.
O procedimento será realizado por meio de doação de serviços das empresas Unicontrol, Desinservice e Imunizadora Hoffmann à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). Segundo o prefeito Nelson Marchezan Júnior, "a união de esforços de toda sociedade vai fazer com que a gente consiga achatar esta curva de infecção pelo novo coronavírus".
Neste sábado pela manhã já foram sanitarizados os terminais de ônibus da Rua Uruguai, do INSS, do Colégio Parobé e outros locais. Dois funcionários e duas máquinas realizaram o serviço, que será feito em dias alternados, por até dois meses, prazo estabelecido no termo de doação.
À tarde, o trabalho chega ao Largo Glênio Peres, Palácio da Polícia, hospitais e à rodoviária da Capital. Duas grandes equipes com caminhão e máquinas percorrerão os locais e o serviço será estendido a outras áreas da cidade nos próximos dias.
Segundo a prefeitura, desde o dia 16 de março a limpeza da cidade também está sendo realizada diariamente pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). O processo de pulverização utiliza quaternário de amônia e biguanida, substâncias aplicadas nos locais.