O Rio Grande do Sul tem 208 casos de coronavírus. Os novos casos divulgados nessa sexta-feira (27) são de Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Santa Rosa e São Leopoldo. A Capital chega a 118 pessoas infectadas com a Covid-19. O número total é baseado em dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Secretaria da Saúde de Porto Alegre.
O número de casos é 150% maior do que há uma semana, seguindo a coleta para exame, que aparece no mapa da SES. No dia 17, foram 83 casos.
Já se for considerada a notificação, quando são divulgados os casos pelas autoridades sanitárias, o número de casos no Rio Grande do Sul quase quadruplicou em uma semana. Na sexta passada, dia 20, a SES divulgou 56 pessoas com Covid-19. Nesta sexta, são 208, entre dados das pastas da Saúde no Estado e na Capital.
O último número divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde foi de 197 casos nesta sexta no site que vem fazendo a atualização diária, sendo 107 em Porto Alegre. Já a Capital já divulgou que atestou 118 casos.
A defasagem do número acontece porque o governo do Estado monitora os casos registrados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), enquanto a Capital conta com outros laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde que fazem o teste. Mas os casos da Capital são depois repassados à contagem estadual.
Até agora, o coronavírus fez duas vítimas fatais gaúchas, ambas residentes em Porto Alegre. Um idoso de 88 anos, que estava na UTI do Hospital Moinhos de Vento, faleceu na noite dessa quinta-feira (26). A primeira morte, divulgada na terça-feira (24), foi de uma mulher de 91 anos também no Moinhos.
Em Porto Alegre, 17 pessoas se recuperaram da Covid-19. Em leitos de UTIs, estão 10 pacientes confirmados e 28 com suspeita de coronavírus.
10 pacientes confirmados UTI
28 pacientes suspeitos em UTI